China protesta por decisão dos EUA de restringir entrada de comunistas

A decisão dos Estados Unidos de restringir arbitrariamente visitantes chineses com base em filiações ao Partido Comunista da China é mais um golpe para a relação bilateral mais vital do mundo.

Partido Comunista da China

Os laços bilaterais entre a China e os Estados Unidos sofreram altos e baixos, mas nenhuma outra administração tomou um passo tão imprudente, comentou a agência Xinhua. “Seria errado assumir que o governo dos Estados Unidos não está familiarizado com o Partido Comunista. Sucessivas administrações, de democratas e republicanos, têm lidado com o Partido Comunista desde o estabelecimento de relações diplomáticas em 1979”, afirma.

Há uma razão pela qual essa cooperação que se estende por quatro décadas tem sido frutífera. Diz a agência. Quando os Estados Unidos estabeleceram laços diplomáticos com a China há mais de 40 anos, ele sabia que era um país socialista liderado pelo Partido Comunista. A relação baseia-se no consenso de que ambos os lados reconhecem e respeitam o sistema social um do outro, diz a Xinhua.

Nas últimas quatro décadas, com os esforços conjuntos feitos pela China, Estados Unidos e pessoas nos dois países, as relações alcançaram grandes progressos, proporcionando enormes benefícios para ambos os povos e contribuindo muito para resolver os desafios globais e defender a paz, a estabilidade e o desenvolvimento mundiais, prossegue.

No entanto, há algum tempo, alguns políticos dos Estados Unidos têm tentado demonizar a China e atacar violentamente o Partido Comunista, na tentativa de criar uma disputa entre o Partido e o povo chinês. Ao falar de “susto vermelho” nos Estados Unidos, seu verdadeiro objetivo é politizar e armar diferenças ideológicas e sequestrar opiniões públicas americanas, a fim de servir sua agenda egoísta, diz.

“O Partido Comunista sempre esteve comprometido com uma relação suave e ganha-ganha entre a China e os Estados Unidos, e promovendo intercâmbios bilaterais políticos, econômicos, culturais e de pessoas para pessoas. Comparado com as mudanças políticas muitas vezes caóticas e erráticas dos Estados Unidos, o Partido Comunista tem sido há muito tempo a força estabilizadora responsável.

O Partido Comunista tem cerca de 92 milhões de membros, afirma a Xinhua, e se seus familiares próximos forem levados em consideração, assumindo uma família de três pessoas, a quem a decisão de Washington também afeta, o número excede 270 milhões. Restringir essa base da sociedade chinesa será, sem dúvida, uma perda para os Estados Unidos.

Como provado várias vezes pelos fatos, diz a agência, cada vez que os políticos dos Estados Unidos difamam a China, o povo chinês se torna mais unido, patriótico e sincero em endossar a liderança do Partido Comunista. Quanto mais esses políticos fazem para atacar maliciosamente o Partido Comunista e suprimir e perseguir membros do Partido, em maior medida eles se tornam inimigos de todos os 1,4 bilhões de chineses. Quer as mãos maléficas por trás das restrições de viagem dos Estados Unidos gostem ou não, diz a Xinhua, a decisão vai sair pela culatra e, por direito, aproximar o povo chinês em torno do Partido Comunista. Há cada vez mais vozes racionais de crítica e rejeição nos Estados Unidos contra políticas como essa.