China já tem computador “um bilhão de vezes” mais rápido

O Jiuzhang levou pouco mais de três minutos para completar uma tarefa que um supercomputador não conseguiria resolver em 600 milhões de anos, anunciam cientistas chineses (na foto abaixo, a Universidade de Ciência e Tecnologia da China mostra imagem do computador quântico Jiuzhang).

Usando um processo a que chamaram “amostragem bosão gaussiana”, o protótipo de computador quântico dos investigadores chineses – a que chamaram Jiuzhang –, demorou pouco mais de três minutos a completar uma tarefa que o computador convencional mais rápido do mundo não conseguiria resolver em 600 milhões de anos.

Os computadores convencionais estão revelando dificuldades em conseguir lidar com problemas que envolvam incerteza. É o caso das previsões de alta e queda das bolsas de valores, ou seguir o rasto de um novo vírus até à sua origem, adivinhar a palavra-passe de um conta bancária ou simular a vibração de um qualquer átomo, por exemplo.

Já os computadores quânticos assentam numa física do mundo subatómico um tanto ou quanto contra-intuitiva e são extremamente frágeis e difíceis de manter. Isto porque, ao contrário do que acontece com os computadores tradicionais, binários, cujas computações se realizam através da contagem de 0 e 1 – sim ou não –, os computadores quânticos baseiam o seu funcionamento no princípio da incerteza das partículas: até ao momento da medição, estas podem matematicamente ter, simultaneamente, as duas características – sim e não. Tal permite realizar muitas mais operações em menos tempo, mas torna todo o processo extraordinariamente complexo.

A simples concretização da programação destas máquinas é um desafio matemático invulgar. Agora a equipe de pesquisadores, liderada pelo professor Pan Jianwei, reivindica. “Este feito dita claramente a posição de liderança do nosso país no campo da investigação internacional de computação quântica”. Dispositivos deste género estão a ser desenvolvidos tanto na Europa como nos Estados Unidos, neste último caso com a IBM e a Google a serem as empresas com projetos mais conhecidos.

______

A informação é do Diário de Notícias