China conclama luta contra a Covid-19 na ONU

Enviado especial do presidente chinês pede união e consenso na luta contra Covid-19.

Funcionária apresenta amostra de vacina inativada contra Covid-19 em fábrica da Sinopharm em Pequim - Foto: Zhang Yuwei/Xinhua

Wang Yi, enviado especial do presidente chinês, Xi Jinping, pediu a todas as partes que fortaleçam a união, ampliem o consenso e trabalhem juntas para avançar, à medida que os esforços globais de prevenção e controle da Covid-19 entram em um estágio crucial.

Em um discurso virtual na sessão especial da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em resposta à pandemia, Wang, também conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, expressou apoio à realização da sessão por conta da nova onda do coronavírus.

Ele pediu que todas as partes ajam de forma decisiva para conter a propagação da pandemia, alavanquem o apoio à ciência e tecnologia para fortalecer a resposta coletiva em todo o mundo, a fim de conter a propagação transfronteiriça do vírus.

As partes devem respeitar e proteger todas as vidas e tratar todos os pacientes com o máximo de esforços, disse Wang, acrescentando que as vacinas devem ser um bem público global, acessíveis e baratas para os países em desenvolvimento.

Ele solicitou que todos intensifiquem a solidariedade e a cooperação, destacando que os principais países devem desempenhar um papel exemplar na promoção da colaboração, que é o caminho correto a seguir.

A segurança da saúde pública deve ser uma prioridade na agenda internacional, acompanhada por esforços para melhorar o sistema de governança para esta área, salientou Wang, destacando que também é necessário apoiar a Organização Mundial da Saúde para que possa desempenhar um papel crítico de liderança.

Wang pediu coordenação entre o controle da COVID-19 e o desenvolvimento econômico e social. Ele observou que todas as partes devem extrair o melhor tanto do governo quanto do mercado para promover empregos, melhorar a vida das pessoas e aumentar a resiliência ao desenvolvimento.

Todos devem fazer bom uso das novas formas e modelos de negócios que tomaram forma durante a pandemia para impulsionar as indústrias emergentes e promover uma recuperação econômica verde, e fortalecer a coordenação internacional em políticas macroeconômicas para manter estáveis as cadeias de abastecimento e industriais globais, assinalou Wang.

Enquanto isso, ele apelou por mais ajuda e assistência aos países em desenvolvimento. É preciso prover mais assistência humanitária a grupos vulneráveis e aumentar o investimento em capacitação em áreas como saúde pública e segurança alimentar, ressaltou Wang, solicitando ao Banco Mundial, ao Fundo Monetário Internacional e outros que forneçam mais incentivos financeiros para aliviar as pressões para os países em desenvolvimento.

Além disso, todos precisam criar um ambiente internacional favorável para a luta contra a pandemia, afirmou Wang. As partes em conflito devem responder ativamente ao apelo por um cessar-fogo global feito pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, deixar o campo de batalha e se juntar à luta na linha de frente contra a pandemia, exaltou Wang. Ele também observou que todas as partes devem ouvir os apelos da comunidade internacional e suspender todas as formas de sanções unilaterais e outras medidas coercitivas unilaterais.

__________

A informação é da agência Xinhua