A histórica batalha da China contra a pobreza

A China prometeu eliminar a pobreza absoluta até o final deste ano, 10 anos antes do cronograma de erradicação da pobreza estabelecido pela Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Crianças chinesas da área rural de Wujin

Com o prazo final se aproximando, que progresso a China conseguiu? Como a pobreza é definida? Como o país está cumprindo essa meta? Quais são os desafios futuros? Aqui estão algumas explicações.

PROGRESSO NOTÁVEL

A China alcançou recentemente a conquista de retirar todos os distritos da lista da pobreza. A Província de Guizhou, no sudoeste da China, anunciou na semana passada que seus últimos nove distritos empobrecidos haviam saído da pobreza absoluta, o que significa que todos os distritos empobrecidos registrados no país mais populoso do mundo saíram da pobreza.

Nos últimos 40 anos de reforma e abertura, mais de 700 milhões de pessoas na China foram retiradas da pobreza, contribuindo com mais de 70% da redução global da pobreza. O sucesso do país na redução da pobreza foi elogiado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, que considerou as conquistas “muito fortes”.

PADRÃO DE POBREZA

Desde o início da reforma e abertura em 1978, a China ajustou várias vezes o padrão de pobreza absoluta para mantê-lo alinhado com o desenvolvimento social e econômico do país. A linha da pobreza rural é de 2.300 yuans por pessoa por ano no nível de preços de 2010. O valor específico está sujeito a ajustes conforme a alteração dos níveis de preços do país. Em 2019, a linha de pobreza foi de 3.218 yuans (cerca de US$ 490,61).

Considerando fatores como a paridade do poder de compra e a diferença de preços urbano-rural da China, tal padrão é mais alto do que a referência de extrema pobreza do Banco Mundial de US$ 1,9 por pessoa por dia, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas. O padrão de erradicação da pobreza da China, na verdade, não pode ser definido apenas pelos números da renda. Além de aumentar a renda anual, a campanha básica de erradicação da pobreza do país também ajuda a garantir que os pobres tenham alimentos e roupas suficientes, bem como acesso à educação obrigatória, serviços médicos básicos e moradia segura.

COMBATE À POBREZA COM ESTRATÉGIAS

Para alcançar o objetivo de erradicar a pobreza absoluta, a China se comprometeu a priorizar o desenvolvimento da agricultura e das áreas rurais, e promover plenamente a vitalização rural em sua nova fase de desenvolvimento.

O país está melhorando a qualidade, eficiência e competitividade da agricultura, realizando iniciativas de desenvolvimento rural e dando à construção rural uma posição importante na modernização socialista. Também estão sendo feitos esforços para aprofundar as reformas rurais, por meio das quais se espera que o país melhore o mecanismo de desenvolvimento urbano-rural integrado.

Enquanto isso, tem se esforçado para reduzir a pobreza rural com inovações tecnológicas que ajudam a impulsionar a produção agrícola. Nos últimos cinco anos, a China se concentrou no gargalo técnico da indústria agrícola e promoveu mais de 50 mil novas variedades e tecnologias para aumentar a qualidade e a eficiência dessa indústria em áreas pobres.

Além disso, esforços contínuos também foram feitos para salvaguardar o emprego dos pobres, com mais de 90% da população atingida pela pobreza registrada tendo recebido apoio no emprego ou se beneficiado de políticas de alívio da pobreza por meio do desenvolvimento industrial nas áreas rurais.

MAIS TRABALHO A SER FEITO

Embora a China esteja a caminho de erradicar a pobreza absoluta até o final de 2020, combater a pobreza relativa será uma tarefa de longo prazo. Portanto, o país precisa tomar medidas para consolidar ainda mais suas conquistas no combate à pobreza, disse Ou Qingping, vice-diretor do Escritório do Grupo Dirigente para Alívio da Pobreza e Desenvolvimento do Conselho de Estado, em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira.

Ou também enfatizou os esforços para otimizar o mecanismo de monitoramento e assistência para evitar que as pessoas voltem à pobreza. Depois de obter a vitória completa contra a pobreza, o país permitirá um período de transição durante o qual as políticas e a assistência permanecerão inalteradas para ajudar os pobres, com a estabilidade geral de suas medidas sendo mantida.

O trabalho de acompanhamento de realocação para a redução da pobreza será reforçado, enquanto o sistema de segurança social rural e assistência será melhorado, disse Ou. O país está formulando mais medidas para promover a vitalização rural, ao mesmo tempo que consolida as conquistas de redução da pobreza, acrescentou.

________

Fonte: Xinhua