Deputados acompanham investigações sobre ato racista em Porto Alegre

Comissão externa da Câmara dos Deputados chega a capital gaúcha para averiguar as investigações em torno do assassinato de João Alberto, no supermercado Carrefour

(Foto: Reprodução)

A comissão externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar as investigações do assassinato de João Aberto Silveira Freitas, no supermercado Carrefour, chegou a Porto Alegre onde vai se reunir com autoridades do estado. João Alberto foi espancado até a morte por seguranças da empresa.

Segundo a assessoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS), integrante da comissão, o colegiado fará uma série de reuniões com autoridades gaúchas, como o governador do estado, Eduardo Leite, com o Secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, com a chefe da Polícia Civil do RS, Nadine Tagliari Farias Anflor, e com o comandante da Polícia Militar do RS, Rodrigo Mohr Picon.

Na agenda constam ainda reuniões com o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do RS, Fabiano Dallazen, com o superintendente regional da Delegacia de Polícia Federal do RS, José Antônio Dornelles de Oliveira, com presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes.

Além das visitas presenciais e do acompanhamento da investigação, os parlamentares designados vão definir a prioridade na discussão e votação das proposições em tramitação na Câmara dos Deputados que tratem sobre o tema do racismo, em todas suas dimensões.

Também é tarefa da comissão a análise da aplicação e efetividade da legislação atualmente em vigor sobre tais temas, sobretudo com a possibilidade do estabelecimento de obrigações legais respectivas e a imposição de sanções punitivas de cunho econômico às empresas que insistem em práticas racistas e discriminatórias contra empregados e consumidores.

Para cumprir estes objetivos, o grupo de parlamentares terá primeiramente encontros com familiares de João Alberto, movimentos sociais e com a bancada de vereadoras e vereadores negros eleitos em Porto Alegre.

Além da deputada Maria do Rosário, participam do colegiado as deputadas Benedita da Silva (PT-RJ), Áurea Carolina (PSOL-MG) e Silvia Cristina (PDT-RO) e os deputados Vicentinho (PT-SP), Bira do Pindaré (PSB-MA) e Orlando Silva (PCdoB-SP). A comissão é coordenada pelo deputado Damião Feliciano (PDT-PB).

Com informações da Assessoria de Comunicação da deputada Maria do Rosário

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *