Mulheres do PT vão ocupar duas grandes prefeituras mineiras

Marília Campos e Margarida Salomão são eleitas prefeitas de Contagem e Juiz de Fora

Como era previsto, o campo da esquerda elegeu duas prefeitas em dois dos principais municípios de Minas Gerais. A deputada estadual Marília Campos, do PT, vai retornar à prefeitura de Contagem, cidade industrial de 670 mil na Grande Belo Horizonte, enquanto a deputada federal Margarida Salomão, do PT, vai ocupar a prefeitura da Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas.

A bancária Marília Campos se aliou ao MDB, PCdoB e PSB e acabou saindo vitoriosa com 147.768 votos (51,35), numa dura disputa com o empresário Felipe Saliba, do DEM, que caiu de para-quedas na eleição de Contagem mas conseguiu obter 139.987 votos (48,65%) ao ser apoiado pelos partidos de direita e caciques políticos da cidade. A petista já administrou a cidade em duas gestões na década passada e agora irá suceder o tucano Alex de Freitas.

Já em Juiz de Fora, cidade de 570 mil habitantes, a professora universitária Margarida Salomão saiu vitoriosa após disputar a prefeitura pela terceira vez em segundo turno, desta vez em aliança com o PV, PCdoB, Psol, Rede e PSTU. Ela obteve 144.529 votos (54,98%) ao disputar contra o empresário Wilson Rezato (PSB), que chegou aos 118.349 votos (45,02%). Já no primeiro turno Margarida saiu vitoriosa na área urbana da cidade, enquanto Rezato teve sua votação concentrada na zona rural.

Neste segundo turno, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, arquiteta Elisa Araújo, de 38 anos, disputou pela primeira vez uma eleição e foi eleita pelo Solidariedade com 85.990 votos (57.36%) na disputa com Tony Carlos, do PTB. Já em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, Leste de Minas, o prefeito André Merlo, do PSDB, foi reeleito com 71.764 votos (57,74%) na disputa com Dr. Luciano, do PSC.

Mulheres

O primeiro turno em Juiz de Fora foi marcado pela votação maciça nas mulheres para a Câmara dos Vereadores, com 72,4% dos votos destinados a elas. Com isso, foram eleitas quatro candidatas, fato inédito em Juiz de Fora. Cida, do PT, foi a mais votada, com 6.045 votos, enquanto as outras foram Laiz Perrut (PT), com 2.997 votos; Tallia Sobral (Psol), com 2.948 votos e Kátia Franco Protetora (PSC), com 2.697 votos. Margarida Salomão já adiantou que pretende repartir igualitariamente os cargos da prefeitura entre mulheres e homens.

Retomada

No primeiro turno, o PT retomou duas importantes prefeituras em Minas. Em Teófilo Otoni, tradicional reduto petista, com Daniel Sucupira, que obteve 31.747 votos contra o bolsonarista Comandante Marinho (Patriota), que teve 30.993 votos. Já em João Monlevade, no Vale do Aço, o petista Dr. Laércio Ribeiro voltou à prefeitura com 14.434 votos contra Dr. Railton, do PDT, que teve 13.186 votos.

Autor