No último debate, Duarte diz que zona rural será uma das prioridades

“Pra fazer com aquelas pessoas que são vistas em época de eleição sejam lembradas durante toda a gestão”, disse o candidato Duarte Junior

No último debate antes do segundo turno das eleições em São Luís, realizado pela TV Mirante na noite de sexta-feira (27), Duarte apresentou propostas para todos os setores. Entre as prioridades, como educação e saúde, o candidato sinalizou também para a zona rural.

“As pessoas não aguentam mais promessas, brigas. As pessoas querem ações concretas. Nós vamos enfrentar problemas estruturantes, garantindo o programa Escola Digna Municipal. Não vamos fazer uma gestão de oposição, vamos fazer parceria com o governo Flávio Dino, com a Secretaria de Educação do Estado, alinhada com a Secretaria de Educação do Município, avançar nos índices educacionais na cidade. E buscar recursos federais, sim, onde tiver recurso, eu estarei presente pra trazer pra nossa cidade”, disse.

Apoiado pelo governador Flávio Dino, Duarte garantiu que fará uma gestão de parcerias, ao invés de oposição, como prega o candidato Eduardo Braide (Podemos).

Entre as propostas para a zona rural está a aquisição e escoamento da produção, gerando emprego e renda e incentivando a agricultura familiar. A ideia é fornecer equipamentos desde o início do plantio, como material de irrigação, tratores e caminhões, até a estrutura para comercialização, com a criação de feiras em todas as regiões da cidade. Duarte desenvolveu seu plano de governo através de diálogos e reivindicações do povo e dos movimentos organizados, como o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Luís.

Caema x Procon

Em certo ponto do debate Duarte relembrou que Braide foi presidente da Caema, numa gestão que não resolveu os problemas de distribuição de água e saneamento básico. “Vocês têm duas alternativas nesse segundo turno: acreditar em quem teve oportunidade de garantir água na zona rural, saneamento básico na zona rural, e não passou de promessas e palavras, ou apostar em quem fez uma gestão séria, comprometida com aqueles que mais precisam”, disse.

Duarte enumerou ainda suas ações como gestor público, entre elas a reforma do Terminal de Integração do Distrito Industrial, destinação de recursos para a Festa da Juçara, para criação da Defensoria Pública na zona rural, internet grátis no terminal de integração, além de emissão de documentos gratuitos por meio do VIVA Cidadão em terminais de integração.

“Mais do que apresentar compromissos, nós precisamos apresentar o que fizemos. Na prefeitura nós vamos fazer muito mais, vamos fazer com que a zona rural seja vista, seja lembrada, garantindo segurança, infraestrutura, iluminação pública, garantindo direitos, pra fazer com aquelas pessoas que são vistas em época de eleição sejam lembradas durante toda a gestão. Meu compromisso não é pra uma eleição, meu compromisso é pra honrar uma geração”, completou.