Esquerda pode ter mais duas grandes prefeituras em MG

Duas mulheres petistas disputam com vantagem em Juiz de Fora e Contagem

Marília Campos está na frente nas pesquisas e pode retornar à prefeitura de Contagem

O campo de esquerda poderá garantir duas das maiores prefeituras do interior de Minas neste domingo com duas mulheres. Em Contagem, cidade industrial da Grande Belo Horizonte, com cerca de 670 mil habitantes, a bancária Marília Campos está na frente nas pesquisas e poderá retomar a prefeitura pelo PT, que está aliado ao MDB, PCdoB e PSB. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, os 570 mil habitantes poderão ter Margarida Salomão, do PT, no comando da prefeitura ao lado de partidos aliados.

A deputada estadual Marília Campos já administrou Contagem em duas oportunidades na década passada. Agora, no primeiro turno, ela teve 41,83% (118.955) dos votos, enquanto seu adversário o empresário Felipe Saliba (DEM), obteve 18,42% (52,371 votos). Pesquisa do DataTempo/Quaest entre mil eleitores, entrevistados nos dias 20 a 22 de novembro, aponta que, considerando-se a margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, Marília tinha entre 39,9% e 46,1%. De outro lado, Felipe Saliba registrava 33%. Com a margem de erro, poderia ficar hoje entre 29,9% e 36,1%.

Margarida Salomão poderá ser a primeira mulher eleita como prefeita de Juiz de Fora

Já a sua colega de partido, a professora e deputada federal Margarida Salomão, disputa a prefeitura de Juiz de Fora pela terceira vez em um segundo turno, contando com o apoio do PCdoB, Psol, Rede, PV e PSTU para suceder o tucano Antônio Almas (PSDB). Ela ganhou o apoio até mesmo de um adversário histórico, o ex-deputado federal Marcus Pestana, fundador do PSDB em Minas, que declarou apoio à petista, mesmo reconhecendo divergências profundas.

No primeiro turno Margarida obteve 39,46% dos votos (102.489), enquanto empresário milionário da construção civil, Wilson Rezato, do PSB, conseguiu 22,96% (59.633 votos). A professora venceu o primeiro turno nas regiões Central, Leste, Nordeste, Norte, Oeste (Cidade Alta), Sudeste e Sul de Juiz de Fora. Em três dessas sete áreas urbanas, o desempenho eleitoral da deputada federal rompeu a barreira dos 40% da votação válida.  Rezato teve seus votos concentrados na zona rural. Nenhum instituto de pesquisas mediu a disputa no segundo turno em Juiz de Fora.

O primeiro turno na cidade foi marcado pela votação maciça nas mulheres para a Câmara dos Vereadores, com 72,4% dos votos destinados a elas. Com isso, foram eleitas quatro candidatas, fato inédito em Juiz de Fora. Cida, do PT, foi a mais votada, com 6.045 votos, enquanto as outras foram Laiz Perrut (PT), com 2.997 votos; Tallia Sobral (Psol), com 2.948 votos e Kátia Franco Protetora (PSC), com 2.697 votos.Caso saia vitoriosa neste domingo, Margarida Salomão pretende repartir igualitariamente os cargos da prefeitura entre mulheres e homens.

Retomada

O PT retomou duas importantes prefeituras em Minas no primeiro turno. Em Teófilo Otoni, tradicional reduto petista, com Daniel Sucupira, que obteve 31.747 votos contra o bolsonarista Comandante Marinho (Patriota), que teve 30.993 votos. Já em João Monlevade, no Vale do Aço, o petista Dr. Laércio Ribeiro voltou à prefeitura com 14.434 votos contra Dr. Railton, do PDT, que teve 13.186 votos.

Autor