Edmilson Rodrigues recebe apoio de geógrafos, arquitetos e urbanistas

Os profissionais destacam que o candidato a prefeito de Belém é o mais preparado para fazer uma administração democrática e participativa

(Foto: Divulgação)

Edmilson Rodrigues, candidato da coligação “Belém de Novas Ideais” (PSOL, PT, PCdoB, Rede, PDT e UP), recebeu importante apoio na disputa do segundo turno no próximo domingo (29). Os geógrafos, arquitetos e urbanistas da cidade lançaram um manifesto no qual destacam a passagem dele pela prefeitura da capital paraense quando, entre 1997 a 2004, deixou vários legados.

“Deu atenção à questão ambiental, sendo premiado pela ONU como uma das 10 melhores práticas de gestão urbana, por conta do programa desenvolvido com a comunidade do Aurá. Edmilson, enfim, apresenta-nos uma experiência histórica que o colocam, definitivamente, como o candidato mais preparado para a prefeitura de Belém, somando-se, ainda, sua trajetória de estudos e pesquisas sobre a realidade urbana amazônica”, destaca o movimento.

Confira o documento na íntegra:

Belém, no período de 1997 a 2004, com Edmilson Rodrigues na prefeitura, avançou na construção de uma cidade democrática, justa e menos desigual. Edmilson instituiu o Orçamento Participativo, que depois se transformou em Congresso da Cidade, democratizando a tomada de decisão sobre o orçamento municipal. Edmilson inverteu prioridades, transformando a periferia no centro da atenção da prefeitura, deixando um legado de vários programas sociais e obras de infraestrutura e saneamento. Deu atenção à questão ambiental, sendo premiado pela ONU como uma das 10 melhores práticas de gestão urbana, por conta do programa desenvolvido com a comunidade do Aurá. Edmilson, enfim, apresenta-nos uma experiência histórica que o colocam, definitivamente, como o candidato mais preparado para a prefeitura de Belém, somando-se, ainda, sua trajetória de estudos e pesquisas sobre a realidade urbana amazônica.

Ao sair da administração municipal, Edmilson continuou a trilhar, na condição de Deputado Federal, uma trajetória em defesa dos direitos dos povos da Amazônia e dos trabalhadores, sempre atento a conquistas de verbas importantes para as universidades, a cultura regional, bem como para políticas sociais em diferentes cidades do Pará.

As lutas e a história de Edmilson o trazem até as eleições de 2020.

Seu programa de governo para a prefeitura de Belém foi construído com participação popular, através do “Fala Belém” que escutou demandas e propostas de milhares de pessoas da cidade, para chegar a um resultado ancorado nas necessidades reais da população e apoiado por técnicos que procuraram oferecer soluções viáveis a tais anseios e demandas. Sua proposta continua encarnando princípios fundamentais para uma administração municipal: gestão democrática, inversão de prioridades, garantia da função social da propriedade, transparência e responsabilidade ambiental.

Esse programa, vitorioso no primeiro turno, está se aperfeiçoando nos detalhes, como na defesa do meio ambiente, saneamento, moradia para todos, regularização fundiária, valorização do patrimônio histórico, físico, ambiental e cultural de Belém e suas ilhas. Sem descuidar da infraestrutura social e econômica para, com acesso à saúde e à educação, a população possa encontrar oportunidades de renda mínima e emprego. Esse conjunto de novas ideias para Belém é sintetizado em seis eixos estratégicos:

1) Gestão Democrática e Participativa;
2) Políticas Urbanas e Ambientais;
3) Economia Inovadora para a Vida e Cidadania;
4) Políticas Sociais e Segurança Cidadã;
5) Cidadania Cultural e Comunicação;
6) Belém Cidade Diversa e Inclusiva.

Do outro lado da disputa no segundo turno das eleições em Belém está um candidato com um projeto de cidade antidemocrático, que despreza a importância dos trabalhadores e desconhece a geografia e a história de Belém.

Por isso, qualquer uma e qualquer um que tenha compromisso com a cidade de Belém não pode ficar de braços cruzados nessa campanha. Nós, Geógraf@s, Arquitet@s e Urbanistas, estudiosos da cidade, expressamos, por meio desse manifesto, nosso apoio total à candidatura de Edmilson Rodrigues 50 a prefeito de Belém.

Por uma Belém da Esperança, mais Humana, de Paz, Democrática, Popular e Inclusiva, conclamamos tod@s, a votar no Ed50!

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *