Justiça dá 24h para plataformas tirarem do ar fake news contra Manuela

Há postagens que usam uma fotografia da candidata aos 15 anos, acompanhada do seu pai, insinuando que era seu namorado

Foto: Guilherme Santos/Sul21

O juiz Leandro Figueira Martins, da 161ª Zona Eleitoral, deu um prazo de 24 horas para o Facebook, Instagram, Twitter e YouTube retirarem do ar meio milhão de compartilhamentos de conteúdo falso contra Manuela d’Ávila (PCdoB), candidata à Prefeitura de Porto Alegre. Na liderança das pesquisas eleitorais, Manuela tem sido alvo constantes de notícias falsas.

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, a defesa da coligação de Manuela ajuizou dez ações, cada uma referente a um conteúdo inverídico. Há postagens que usam uma fotografia de Manuela aos 15 anos, acompanhada do seu pai, insinuando que era seu namorado.

A candidata chegou a comentar, no seu perfil do Instagram, o ataque sofrido. “Esses dias eu postei essa foto de quando fiz quinze anos, abraçada em meu pai. Eu tenho muito orgulho da menina que fui e de como transformei em luta e amor toda a dor causada pela violência que as meninas/mulheres gordas sofrem”, disse a candidata.

As fake news mostram a candidata com o corpo tatuado com imagens de Che Guevara e Lênin, faz conexão falsa entre ela e Adélio Bispo, que cometeu um atentado contra Jair Bolsonaro, e que Manuela trocou “o crucifixo no ânus por um escapulário católico” e “roupas recatadas”. Em mais uma, Manuela aparece dizendo que o “cristianismo vai desaparecer”.

As postagens somam 529.075 compartilhamentos. As plataformas foram procuradas e somente o YouTube não respondeu se irá acatar a decisão da Justiça. “Segundo Lucas Lazari, advogado da coligação de Manuela, o rito adotado pela Justiça Eleitoral permite uma resposta mais rápida porque as plataformas são notificadas digitalmente, o que acelera a remoção do conteúdo”, diz a matéria.

Com informações da Folha de S.Paulo

Autor

2 comentários para "Justiça dá 24h para plataformas tirarem do ar fake news contra Manuela"

  1. Sebastião Da Costa Val disse:

    Minha querida líder Manuela me solidarizo com você nesse momento em que se tem já na mão a Vitória do primeiro turno fruto do que você é uma pessoa carismática inteligente bonita e preocupada com a situação política e social do nosso país que você tenha força sempre para prosseguir os cães ladram mas nossa luta Por um país verdadeiramente Brasil e o ideal libertário continua caminhando e cantando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *