Com volta de dados de SP e RJ, mortes por Covid-19 continuam em queda

Foram 544 novas mortes e 48.331 novos casos. Minas Gerais não atualizou número de mortes

Agentes Populares de Saúde iniciam ações na Paraíba tendo como foco o combate ao novo coronavírus em comunidades rurais no litoral do estado

O Ministério da Saúde divulgou hoje que o Brasil teve 544 novas mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas. Com isso, o Brasil teve mais um dia de queda na média móvel de mortes nesta quarta-feira (11): -27% na comparação com 14 dias atrás, com 319 mortes. 

O órgão, porém, fez uma ressalva: “os casos e óbitos da publicação de hoje podem não refletir o acumulado de eventos pendentes desde a paralisação dos sistemas de informações oficiais no dia 5.” 

Desde o início da pandemia, o total de óbitos provocados pela doença chegou a 163.373. 

De ontem para hoje, segundo a pasta, houve 48.331 novos casos de Covid-19 em todo o país, elevando o número total de infectados para 5.748.375 desde o começo da pandemia.

A média móvel de novos casos nos últimos 7 dias foi de 22.581 por dia, uma variação de -7% em relação aos casos registrados em duas semanas. Ou seja, indica estabilidade em relação aos últimos 14 dias, isso após 8 dias seguidos na faixa de queda. 

É o maior registro de casos em 24 horas desde o dia 2 de setembro. Isso pode ser reflexo de represamento causado após problemas de acesso ao sistema do Ministério da Saúde (e-SUS), que reúne os registros.

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro voltaram a divulgar os números de mortos, enquanto Minas Gerais continua sem comunicar os dados. Desde a semana passada, o país vem tendo problemas com a divulgação de dados da covid-19 por causa de erros na plataforma e-SUS. Os relatos começaram depois que o sistema do Ministério da Saúde foi supostamente invadido. 

Oito estados em aceleração

Com o retorno da maioria dos dados, o consórcio de imprensa registrou alta na média de mortes em oito estados. Sem contar Minas Gerais, 13 estados apresentaram queda e outros quatro, mais o Distrito Federal, mantiveram estabilidade. O país teve 319 mortes por dia, em média, na última semana. Das regiões, o Sul apresentou aceleração (31%), enquanto Centro-Oeste (-44%) e Sudeste (-45%) tiveram queda. Nordeste (-15%) e Norte (-15%) mantiveram estabilidade.

  • Subindo (8 estados): PR, SC, AC, AP, RO, RR, PE e RN
  • Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (4 estados + o DF): ES, DF, PA, BA e PB
  • Em queda (13 estados): RS, RJ, SP, GO, MS, MT, AM, TO, AL, CE, MA, PI e SE
  • Atualizou parcialmente (1 estado): MG (não atualizou os dados de mortes)
Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *