A China dá passos consistentes para conquistar o bem-estar social

A realização das metas do 13º Plano Quinquenal e a formulação das linhas para o 14º Plano Quinquenal fortalecem o aspecto essencial do socialismo com características chinesas.

A China coloca o povo em primeiro lugar l Foto: Divulgação

Uma vez mais a China surpreende o mundo com o que ela tem de mais edificante no processo de construção de país socialista com características próprias: o desenvolvimento econômico, com reflexos positivos na vida do povo.

Entre os dias 26 e 29 de outubro, a 5ª Sessão Plenária do 19º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) anunciou os lineamentos gerais para a elaboração do 14º Plano Quinquenal (2021-2025). Na sua realização serão mobilizados os esforços e as energias criadoras do povo, sob a direção do PCCh e do secretário-geral do seu Comitê Central, o presidente Xi Jinping. Além das metas para os cinco anos vindouros, foram aprovadas diretrizes e mais longo prazo, até 2035.

O 14º Plano Quinquenal dará continuidade aos marcantes êxitos alcançados pelo povo, o governo da República Popular da China e o Partido Comunista da China no cumprimento das metas do 13º Plano Quinquenal (2016-2020). E os elevará a novos patamares.

Um Plano que, no último ano da sua realização, defrontou-se com enormes desafios: a ofensiva desencadeada pelos Estados Unidos em sua estratégia de contenção da China; e a Covid-19, que o país controlou com êxito, graças às tempestivas e eficazes medidas do governo e ao heroísmo do povo. Este contexto valoriza ainda mais as conquistas alcançadas na realização do 13º Plano Quinquenal e realça a magnitude das metas apresentadas pela 5ª Sessão Plenária do Comitê Central do PCCh para o 14º Plano Quinquenal.

O 13º Plano potencializou as capacidades nacionais para promover o desenvolvimento econômico e social, gerando o máximo possível de benefícios para a população.

É motivo da admiração geral o fato de que a China chega ao final deste Plano com 1,3 bilhão de pessoas cobertas pelo seguro básico de saúde; que 55,75 milhões de pessoas residentes das áreas rurais foram retiradas da pobreza nos últimos cinco anos; que 60 milhões de novos empregos urbanos foram criados no mesmo período e a expectativa média de vida se elevou a 77,3 anos. É também um grande êxito que quase 30 milhões de idosos receberam subsídios para cuidados nesta etapa delicada da vida e que na fase de escolaridade obrigatória de nove anos o número de evasões por pobreza tenha caído a zero.

O presidente chinês, Xi Jinping

São indicadores que mostram o quanto a China está avançando para realizar o objetivo de construir uma sociedade modestamente próspera. E chegar ao centenário da fundação do Partido Comunista da China cumprindo a meta estabelecida pelo presidente Xi Jinping de erradicar a pobreza extrema e se tornar um país socialista moderno até 2049.

Os últimos cinco anos testemunharam como o Partido Comunista da China e o Governo da República Popular da China, sob a liderança do presidente Xi Jinping, foram capazes de promover a união nacional e mobilizar o povo para alcançar essas conquistas históricas.

Este é um aspecto distintivo do socialismo com características chinesas, que entrou na nova era a partir do 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, em outubro de 2017.

A realização das metas do 13º Plano Quinquenal e a formulação das linhas para o 14º Plano Quinquenal fortalecem o aspecto essencial do socialismo com características chinesas, que consiste em reforçar a satisfação dos interesses do povo, segundo a divisa de “colocar o povo em primeiro lugar”, priorizar seu bem-estar, assegurar que seja ele o beneficiário da reforma e abertura e do progresso material do país, dando passos consistentes para realizar o sonho chinês de rejuvenescimento nacional.

Na ocasião em que a China faz o balanço das realizações do 13º Plano Quinquenal e assume os novos desafios com a formulação do 14º Plano, revestem-se de grande atualidade as palavras do presidente Xi Jinping no discurso que pronunciou na Conferência Central sobre o Alívio da Pobreza e Desenvolvimento, em 27 de novembro de 2015:

“Desde a fundação da República Popular da China (RPCh) em 1949, nosso partido tem liderado o povo na luta contra a pobreza. Ao longo dos 37 anos de esforços desde a adoção da política de reforma e abertura em 1978, nós temos trilhado um caminho com características chinesas para o alívio da pobreza e assentar uma sólida base para a finalização da construção integral da sociedade moderadamente próspera. A China é o país que tirou o maior número de pessoas da pobreza no mundo e o primeiro a concretizar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU. Estas conquistas são grandes o bastante para serem registradas na história do desenvolvimento humano e mostrar ao mundo a vantagem da liderança do PCCh e do nosso socialismo” (1)

Nota:

  1. Xi Jinping, A Governança da China, tomo II, Editora de Línguas Estrangeiras , Primeira edição 2018

Fonte: CRI – Rádio China Internacional

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *