Márcio Jerry cobra explicações de Braide sobre desvio em licitações

Para deputado, Eduardo Braide mentiu ao povo de São Luís e deve explicações sobre denúncia feita no último sábado pelo jornal Folha de S.Paulo

(Foto: Reprodução)

Neste fim de semana, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) cobrou respostas do candidato do Podemos à prefeitura de São Luís, Eduardo Braide, depois do jornal Folha de S.Paulo revelar que o aliado de Jair Bolsonaro (sem partido) consta como investigado no inquérito do Ministério Público Federal que apura desvios em licitações.

“O investigado Braide deve explicações ao povo de São Luís. Foi flagrado pela Folha em grave mentira quando o jornal mostrou que o candidato que esconde o apoio de Bolsonaro também escondeu que é investigado por suspeita de fraudes. O investigado deve explicações ao povo de São Luís. Mentiu descaradamente dizendo não ser alvo de nenhuma investigação. E é! E aí, Braide?”, questionou Jerry.

Leia também: Márcio Jerry se solidariza com jornalista perseguido por Braide

De acordo com a coluna, no documento do MPF do ano passado, o procurador Ronaldo Meira de Vasconcellos Albo afirmou ter identificado movimentações atípicas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) entre 2011 e 2014, quando Braide ainda era deputado estadual.

Braide na Justiça

Ao jornal, a assessoria do candidato chegou a enviar documentos de 2016 e 2017 para dizer que ele não é alvo de inquérito. Sobre o documento de 2019 do Ministério Público, no entanto, a assessoria informou desconhecer a manifestação.

Neste domingo (8), em razão de uma ação movida por Braide, a Justiça determinou que a Folha retirasse de sua página na internet a notícia. De acordo com a sentença, caso a decisão seja descumprida, o jornal estaria sujeito ao pagamento de multa diária no valor de R$ 2 mil, até o dia das eleições.