Deputados comentam silêncio de Bolsonaro diante da vitória de Biden

Enquanto diversos líderes mundo afora parabenizaram o democrata Joe Biden, o presidente brasileiro ainda não se manifestou

Foto: Michael Wyke /AP

Deputados criticaram nesta segunda-feira (9) a subserviência de Jair Bolsonaro (sem partido) ao agora derrotado candidato à reeleição nos Estados Unidos, Donald Trump. “Bolsonaro está aguardando autorização do Trump para reconhecer vitória de Biden. É um rastejantezinho…”, declarou o vice-líder do PCdoB na Câmara, deputado Márcio Jerry (MA).

Enquanto diversos líderes mundo afora parabenizaram o democrata Joe Biden pelas projeções de vitória nas eleições dos Estados Unidos, anunciadas em grande parte da imprensa americana no último sábado (7),  o presidente brasileiro não se manifestou.

A última vez em que Bolsonaro falou sobre as eleições americanas foi na última terça-feira, dia de fechamento dos votos. Na ocasião, limitou-se a reiterar a torcida pelo atual chefe de governo americano. Nos bastidores, assessores afirmam que ele está aguardando o pronunciamento de Trump sobre o fim de seu ciclo na Casa Branca.

O silêncio de Bolsonaro igualou o Brasil à China, que passou a travar uma guerra comercial com os EUA durante o mandato de Trump, e à Rússia, acusada de interferir nas presidenciáveis americanas anteriores, em 2016.

“Até agora Bolsonaro não parabenizou, como um estadista, a vitória de Biden. Lembrando que a relação econômica entre os dois países é de R$ 33 bi e a mesma não pode ficar refém do lambe-botismo dele com Trump”, destacou a deputada Jandira Feghali (RJ).

O líder da minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE), diz que o silêncio de Bolsonaro é ruim para o Brasil no contexto geopolítico. “Até agora, nenhum pronunciamento de Bolsonaro sobre a vitória de Biden nos EUA. Governo já tem assumido distanciamento da China. Eis um silêncio que nos prejudica e enfraquece a relação do Brasil com os dois principais atores geopolíticos do sistema internacional”, afirmou.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) disse que Biden representa um projeto neoliberal repletos de vícios, por outro lado sabe muito bem o que representa Trump. “Há um alívio para o mundo nas agendas de direitos humanos, costumes e meio ambiente, entre outras. Já diz muito o silêncio de Bolsonaro”, considerou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Márcio Jerry

Autor

Um comentario para "Deputados comentam silêncio de Bolsonaro diante da vitória de Biden"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *