Deputado critica silêncio de Bolsonaro diante de vitória de Joe Biden

“Rastejantezinho”: para Márcio Jerry, Bolsonaro comprova subserviência a Trump ao calar sobre vitória de Biden, enquanto líderes mundo afora o parabenizaram

"Bolsonaro está aguardando autorização do Trump para reconhecer vitória de Biden. É um rastejantezinho...", disse deputado (Foto: PCdoB)

Vice-líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, o deputado federal Márcio Jerry (MA) criticou nesta segunda-feira (9) a subserviência de Jair Bolsonaro (sem partido) ao agora derrotado candidato à reeleição nos Estados Unidos, Donald Trump.

“Bolsonaro está aguardando autorização do Trump para reconhecer vitória de Biden. É um rastejantezinho…”, declarou. O parlamentar ainda afirmou que a maior vitória neste momento não é a “vitória do Biden, mas a derrota do Trump”.

Bolsonaro e a aliança com Trump

Enquanto diversos líderes mundo afora parabenizaram o democrata Joe Biden pelas projeções de vitória nas eleições dos Estados Unidos, anunciadas em grande parte da imprensa americana no último sábado (7), o presidente brasileiro não se manifestou.

A última vez em que Bolsonaro falou sobre as eleições americanas foi na última terça-feira, dia de fechamento dos votos. Na ocasião, limitou-se a reiterar a torcida pelo atual chefe de governo americano. Nos bastidores, assessores afirmam que ele está aguardando o pronunciamento de Trump sobre o fim de seu ciclo na Casa Branca.

O silêncio de Bolsonaro igualou o Brasil à China, que passou a travar uma guerra comercial com os EUA durante o mandato de Trump, à Rússia, acusada de interferir nas presidenciáveis americanas anteriores, em 2016, além de México, cujo presidente, Andrés Manuel López Obrador, afirmou que aguardará a resolução de “questões jurídicas” das eleições presidenciais para não ser imprudente e nem agir de forma leviana.

Palácio do Planalto minimiza

Na América do Sul, apenas Brasil e Suriname não se manifestaram sobre o resultado do pleito nos EUA e a derrota de Trump até o momento.

No Palácio do Planalto, circula a justificativa de que não há o que fazer além de esperar um suposto “resultado oficial”, apesar de tradicionalmente o desfecho das eleições ser decretado pela mídia americana. A decisão do de Bolsonaro de não parabenizar Biden por sua eleição causou surpresa entre diplomatas.