Semana Vermelha destaca derrota da extrema direita nos EUA

Publicações de 1 a 7 de novembro têm como destaque o processo eleitoral que derrotou Donald Trump.

Arte: O Globo

Uma derrota da extrema direita de repercussão mundial – Esta semana foi marcada pela derrota da extrema direita, de Donald Trump, na eleição presidencial nos EUA – apesar de todas as tentativas do atual presidente e dos Republicanos de levantar suspeitas e tentar tumultuar o processo eleitoral nos EUA. Não deu certo e o democrata Joseph Biden foi declarado o novo presidente dos EUA – que volta, através de sua escolha, ao leito normal de sua conhecida política imperialista, depois de quatro anos exacerbados pelas mentiras, exageros e irresponsabilidades do presidente que deixa o cargo. Ficaram claros, também, os limites do processo eleitoral nos EUA, velho de mais de duzentos anos, com práticas adotadas ainda nos tempos da escravidão com o objetivo de diminuir a soberania popular na escolha do dirigente principal da república.

Os EUA, que se apresentam como exemplo de democracia para o mundo, revelaram um processo eleitoral anacrônico, feito para levar a resultados eleitorais que favoreçam a classe dominante. Vitória da democraia também na Bolívia, onde a eleição e posse de Luiz Arce restaura a normalçidade democrática rompida pelo golpe que, em 2019, apeou Evo Morales da presidência da República.

No Brasil, chama a atenção o machismo renitente manifestado no processo contra criminoso autor do estupro de Mariana Ferrer – o criminoso André Aranha. O nefasto machismo levou a justiça a declarar o empresário “inocente”, numa sentença absurda onde o estupro foi classificado como “culposo”. Sua defesa atacou a vítima, exibiu fotos vexatórias, humilhando Mariana Ferrer, apresentada como “causadora” do estupro.
__________

EUA – a derrota de Trump e da extrema-direita – A eleição presidential, na terça-feira (3) nos EUA dominouo noticiário nesta semana, principalmente pela controvérsia envolvida – o antidemocrata da extrema direita, Donal Trump, fez de tudo para deamoralizar a consulta popular, vendo fraudes onde não houve, tentando tumultuar o processo eleitoral e lavantando dúvidas a respeito dele. Não adiantou e, no fim, apesar de todo o esperneio da extrema-direita, a democracia e a vontade popular prevaleceram, e Joseph Biden foi proclamado o novo presidente dos EUA, na sexta-feira (6), numa derrota para os extremistas da direita não só nos EUA mas no mundo – inclusive para Bolsonaro (que, até o domingo, 8, pouco educadamente não sumprimentou o vencedor) e para a extrema-direita brasileira.

Senado aprova idéia antiga da especulação financeira – a “autonomia” do Banco Cetral- O relatório do senador Telmário Mota (Pros-RR), favorável à autonomia do Banco Central, foi aprovado, na terça-feira (3) por 56 votos a 12. Esta é uma velha reivindicaçpão do mercado financeiro, e vai tornar o Banco Central não independente, mas controlado pelos banqueiros e financistas privados – exatamente o contrário do que diz a lenda neoliberal. O projeto, aprovado pelo Senado, agora segue para a Câmara dos Deputados, onde deve ser votado.

Desemprego a 18,5% em 2021: o desastre Bolsonaro -Membro do próprio governo do capitão-presidente admite que o desemprego de 18,5% é um desastre econômico e humanitário. Num acesso de sincericídio, Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica contrariou Bolsonaro e Guedes ao admitir que o desemprego terá alta histórica em 2021.

Mariana Ferrer, estuprada, é humilhada em audiência na “justiça” – O criminoso, autor do atentado contra Mariana Ferrer, de 23 anos, o André Aranha, foi considerado inocente em sentença absurda que classificou o estupro como “culposo”. Sua defesa, na audiência, atacou a vítima e exibiu fotos. O empresário foi acusado de estuprar Mariana Ferrer durante uma festa em 2018, mas foi absolvido. O estupro teria ocorrido na noite de 15 de dezembro de 2018, na festa de abertura do verão Music Sunset do beach club Café de la Musique, em Jurerê Internacional, em Florianópolis, praia conhecida por ser point de ricos e famosos.

Flávio Dino: seriedade para governar e cuidar das pessoas – “Cuidando da economia e do social, demonstramos que é possível atuar com seriedade e compromisso, apesar de todas as dificuldades, com um foco claro: as pessoas”, diz em artigo o governador comunista do Maranhão, numa crítica aberta ao governo Bolsonaro, que não se preocupa com isso e “não apresenta qualquer proposta para reversão desse grave indicador [o alto desemprego], perdendo tempo com inusitados e desvairados passeios ou bate-bocas”.

Em defesa da ajuda emergencial de 600 reais – Centrais fazem ato por auxílio de R$ 600 e desoneração da folha. As principais centrais sindicais nacionais – CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CSB – fizeram, na terça-feira (3), na Avenida Paulista (SP), ato pela volta do auxílio emergencial de R$ 600 e pela prorrogação da desoneração da folha de pagamento, com prazo determinado e garantia de manutenção dos empregos pelas empresas.

O apoio de Caetano Veloso a Manuela D´Ávila – O TSE permitiu, na quinta-feira (5), a realização de live de Caetano Veloso para a arrecadação de fundos para a candidata do PCdoB à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela d’Ávila. O evento será no sábado (07). “Vitória da liberdade de expressão!”, comemorou Manuela. “O TSE determinou que a live do Caetano para arrecadar doações para a minha campanha e do Boulos está dentro da lei. Obrigada ao meu amigo Caetano por sua luta pela democracia”, disse.

A volta da democracia na Bolívia – A posse do novo presidente da Bolívia, Luis Arce, no domingo (8), é uma vitória das forças democráticas e progressistas de grande impacto. A recuperação da democracia ocorre exatamente um ano após o motim policial em 8 de novembro de 2019, lembrou, que depôs o presidente Evo Morales.

O apagão no Amapá – O apagão deixou 14 dos 16 municípios, inclusive a capital, Macapá, no escuro desde terça-feira (3), provocando protestos no Congresso Nacional. “Três dias que um estado brasileiro está sem luz. Três dias, Bolsonaro. Vai Trabalhar!”, protestou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Porto Alegre – Manuela D’Ávila (PCdoB) na frente, com 40% das intenções de voto – Em Porto Alegre, a candidata Manuela D´Ávila, da aliança PCdoB-PT, mantém a liderança nas pesquisas de opinião – considerando os votos válidos, ela tem 40% da preferência para a prefeitura, segundo pesquisa divulgada na quinta-feira (5). Em segundo lugar aparece o atual prefeito, Nelson Marchezan Jr. (PSDB) tem 17,7%. Num eventual segundo turno, ela teria com 46,7% contra 24,3% do atual prefeito.

Autor