China investe pesado em abertura e tecnologia

O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou, em discurso na cerimônia de abertura da terceira Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) em Shanghai, novas medidas para ampliar a abertura geral.

Partido Comunista da China

De acordo com o presidente, a China adotará novos meios para impulsionar a sua abertura, alavancando o papel pioneiro das zonas piloto de livre comércio e dos portos de livre comércio. “A China introduzirá uma lista negativa para o comércio de serviços transfronteiriços e abrirá ainda mais as áreas como economia digital e internet”, afirmou. As informações são da agência Xinhua.

Segundo Xi Jinping, o país também aprofundará a reforma e a inovação na liberalização e facilitação do comércio e investimento, e fará inovações institucionais para apoiar uma economia aberta de padrões mais elevados. “A China buscará formas criativas para impulsionar o comércio exterior”. De acordo com o presidente, o objetivo é apoiar empresas de todo o mundo na exploração de oportunidades de negócios.

Xi Jinping disse ainda que a China aproveitará o potencial de crescimento do comércio exterior com o objetivo de impulsionar o crescimento do comércio internacional e da economia mundial. O buscará uma cooperação bilateral, multilateral e regional mais profunda, segundo o presidente. “A China trabalhará para a assinatura antecipada da Parceria Regional Econômica Abrangente e acelerará as negociações sobre um tratado de investimento China-UE e um acordo de livre comércio China-Japão-República da Coreia”, afirmou.

E complementou que a China espera mais intercâmbios e aprendizagem mútua com áreas de livre comércio de alto padrão em outras partes do mundo. “A China participará ativamente da reforma da OMC e da cooperação nas Nações Unidas, G20, APEC, BRICS e outros fóruns. A China trabalhará com países relacionados para promover a cooperação do Cinturão e Rota de alta qualidade e construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade”, destacou.

Partido Comunista da China

No plano interno, o país também busca acelerar a sua dinâmica econômica e política. O Partido Comunista da China também diz que é seu papel inspirar o povo chinês, desde agricultores a empresários ou cientistas, nessa direção. É o que diz a íntegra das propostas do Comitê Central do Patido para formular o 14º Plano Quinquenal (2021-2025) para o Desenvolvimento Econômico e Social Nacional e os Objetivos de Longo Prazo até o ano de 2035.

Segundo o documento, a China dará prioridade ao desenvolvimento da agricultura e das áreas rurais, e avançará plenamente na vitalização rural. A estratégia de vitalização rural e o crescente investimento governamental significam mais oportunidades rurais no futuro, disse Liu Hairong, agricultor no distrito de Linxian, na Província de Shanxi, norte da China à Xinhua.

A China buscará o desenvolvimento impulsionado por inovação e fomentará novas vantagens de desenvolvimento, de acordo com as propostas de desenvolvimento do Partido Comunista. Para Zhou Quan, fundador e CEO da Nanjing DSee. Lab Digital Technology Co., Ltd., a estratégia de inovação inscrita no documento é muito encorajadora. A empresa de Zhou é uma fornecedora de equipamento de exibição holográfica e design de efeitos visuais criativos em Nanjing, na Província de Jiangsu, leste da China.

Segundo o texto, a China intensificará sua força estratégica nacional em ciência e tecnologia, focará em tecnologias centrais e melhorará a eficiência abrangente da cadeia de inovação. “A China dependerá dela própria em ciência e tecnologia como um apoio estratégico para o desenvolvimento nacional, e essas propostas vieram em um bom momento”, disse Wang Daoai, vice-diretor do Laboratório Chave Estatal de Lubrificação Sólida no Instituto de Física Química de Lanzhou, subordinado à Academia Chinesa de Ciências. “Quem dominar a tecnologia central e a inovação científica e tecnológica terá sua própria iniciativa para o desenvolvimento e o futuro”, disse Wang, acrescentando que as propostas de desenvolvimento impulsionaram muito sua moral em pesquisa científica.