Dados da pandemia registram queda na média de contágios

Brasil tem menor média móvel de casos de Covid-19 registrados desde maio; mortes chegam a 161,7 mil

No Amapá, incêndio causa apagão de energia, forçando população a locais com disponibilidade de eletricidade. Apagão também impediu atualização de dados da Covid-19 nos últimos dois dias. Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Nas últimas 24 horas, foram registradas 630 mortes. Ontem, o sistema de dados sobre a pandemia marcava 161.106 óbitos. Ainda há 2.295 falecimentos em investigação, informação referente a ontem. Houve demora e dificuldade do Ministério da Saúde em divulgar o levantamento atualizado devido à queda dos sistemas internos hoje, provocada por invasão tracker.

Os números apontam uma tendência de queda, embora com números que indicam lentidão. O feriado prolongado costuma ser indicativo de números baixos devido à menos registros durante os plantões, o que também torna a queda relativa.

Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 392, maior do que a da véspera, porém ainda abaixo da marca de 400. A variação foi de -17% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de queda nas mortes por Covid-19. Este cálculo é feito pelo consórcio da imprensa.

Na terça-feira (3), a média de óbitos chegou a 367, a menor desde abril, que indicou também a maior queda em relação a 14 dias já registrada no índice desde o início da pandemia. A queda nos números da pandemia verificada nesta semana ocorre após o Dia de Finados. 

O número de pessoas infectadas com o novo coronavírus desde o início da pandemia atingiu 5.612.319. Entre ontem e hoje, foram notificados pelas autoridades estaduais de saúde 22.294 novos diagnósticos positivos para a doença. A média móvel de novos casos nos últimos 7 dias foi de 16.837 por dia, uma variação de -24% em relação aos casos registrados em duas semanas. Ou seja, também indica queda em relação aos últimos 14 dias.

É a menor média móvel de casos de Covid-19 registrados desde o dia 23 de maio, quando estava em 16.715.

O estado do Amapá novamente não teve atualizações em 24 horas. Segundo a Secretaria de Saúde, o apagão ocorrido no estado desde a noite de terça (3) segue impossibilitando o fechamento do boletim. O estado, no entanto, influencia pouco nos números gerais devido à baixa demografia do território.

Cinco estados apresentam indicativo de alta de mortes: Santa Catarina, Rondônia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Outros 14 estados e o DF têm curvas que apontam queda.

Estados

  • Subindo (5 estados): SC, RO, CE, PE e RN
  • Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (7 estados): RS, PA, BA, MA, PB, PI e SE
  • Em queda (13 estados + o DF): PR, ES, MG, RJ, SP, DF, GO, MS, MT, AC, AM, RR, TO e AL
  • Não atualizou (1 estado): AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *