Trump não é mais o menor de dois males para muitos evangélicos

Há muito tempo se assume que a maioria dos cristãos evangélicos nos Estados Unidos votará em Donald Trump. Esse pode muito bem ser o caso. Mas há sinais recentes de que menos evangélicos apoiarão Trump desta vez do que em 2016.

Apoio evangélico a Trump vem caindo com sua política de "ódio ao próximo".

Em uma pesquisa de agosto de 2020 para a Fox News, Trump registrou uma vantagem de 38 pontos sobre Joe Biden entre os eleitores evangélicos brancos. Isso é impressionante, mas empalidece em comparação com sua vantagem de 61 pontos sobre Hillary Clinton entre os evangélicos na eleição de 2016.

Enquanto isso, uma pesquisa do Pew em 13 de outubro descobriu que o apoio evangélico branco a Trump caiu desde agosto, de 83% para 78%.

Motivação moral

Entre aqueles que planejam votar para reeleger o atual presidente, “a maioria está animada para apoiar Trump, em vez de ser motivada principalmente por uma aversão por seu oponente”, de acordo com um artigo da pesquisa Pew na proeminente publicação evangélica Cristianismo hoje.

Para mim, isso sugere não tanto um abrandamento entre os eleitores evangélicos, mas sim uma intensificação de seus sentimentos em relação a Trump. Acredito que estamos testemunhando uma divisão crescente entre aqueles que o amam e aqueles que cada vez mais questionam se ele é adequado para o cargo. Ao contrário de 2016, os eleitores evangélicos que não conseguem ficar entusiasmados com Trump estão aparentemente achando mais difícil votar nele.

Não tem havido muitas pesquisas sobre o que está por trás dessa tendência. Mas, como um teólogo moral, estou interessado no raciocínio moral que alguns cristãos evangélicos proeminentes apresentaram nos últimos meses, explicando por que eles não votariam em Trump. Parece que pelo menos alguns estão reconsiderando a relação entre liderança e caráter.

Por que a mudança de coração?

Quando Trump estava fazendo campanha em 2016, muitos cristãos admitiram que embora não aprovassem sua personalidade rude ou seu estilo de vida “imoral”, eles acreditavam em suas políticas – como suas promessas de proteger a liberdade religiosa e seu compromisso de derrubar Roe v. Wade [caso judicial pelo qual a Suprema Corte reconheceu o direito ao aborto ou interrupção voluntária da gravidez] – estavam mais de acordo com suas crenças religiosas do que as de Hillary Clinton.

“Estamos elegendo um presidente, não um pastor”, era um refrão comum.

Os cristãos evangélicos nos EUA não são um bloco eleitoral monolítico que apóia candidatos conservadores. Sempre houve um contingente politicamente progressista entre o evangelicalismo. Jim Wallis, fundador da revista evangélica de tendência esquerdista Sojourners, por exemplo, serviu como membro do Conselho Consultivo do Presidente Obama sobre Parcerias Comunitárias e Baseadas na Fé. Não é de surpreender que os eleitores evangélicos progressistas tenham criticado o caráter do presidente, bem como suas políticas.

Mas o que parece ter mudado ultimamente é que alguns evangélicos politicamente conservadores – aqueles que priorizam as restrições ao aborto, a oposição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e a liberdade religiosa – concordam menos do que em 2016 que Trump merece seu voto.

Embora o presidente Trump possa não ser o “pastor-chefe”, muitos líderes evangélicos estão lembrando a seus companheiros cristãos que eles não devem ver o cargo de presidente como algo isento do que consideram padrões bíblicos de liderança. Como o líder empresarial cristão Sid Jansma Jr. explicou em um artigo recente: “A Bíblia rotineiramente associa a boa liderança em qualquer lugar com o caráter, incluindo características como justiça, paciência, compaixão, humildade, integridade, honestidade, sabedoria, coragem e disciplina.” Citando a segunda carta do apóstolo Paulo a Timóteo na Bíblia, Jansma conclui: “Em cada contagem bíblica de liderança, todas as mencionadas acima, Trump falha.”

O pastor evangélico proeminente e autor John Piper também se baseou em vários textos bíblicos ao escrever sobre a escolha que os eleitores enfrentam: “Há uma conexão de caráter entre governantes e súditos. Quando a Bíblia descreve um rei dizendo: “Ele pecou e fez Israel pecar” … isso não significa que ele torceu o braço. Isso significa que sua influência moldou as pessoas. Esse é o chamado de um líder. Tome a iniciativa de dar forma ao caráter de seu povo. Assim acontece. Para o bem ou para o mal.”

Nesta leitura, a Bíblia não tem uma categoria para um bom líder com mau caráter pessoal. Nem parece imaginar que uma nação possa permanecer imaculada pelas falhas morais percebidas de seus líderes.

O menor dos dois males?

Em 2016, um número considerável de evangélicos desaprovou veementemente o comportamento de Trump, mas não conseguia se imaginar votando em um democrata. Para esses eleitores, a plataforma do Partido Democrata e suas posições sobre o aborto e os direitos LGBTQ foram suficientes para tornar Trump o menor dos dois males.

Explicando essa posição em 2016, Wayne Grudem, um popular autor evangélico e professor de seminário, concedeu no The Christian Post que o candidato era “egoísta, bombástico e ousado”, mas que representava uma “oportunidade incomum” para derrotar o “pró-abortismo, a confusão pró-gênero, a liberdade anti-religiosa, os impostos e gastos e o grande liberalismo do governo” que ele associou a Hillary Clinton.

Mais recentemente, a preocupação com a percepção de exploração do cristianismo por Trump foi suficiente para mudar a opinião de alguns eleitores. Alguns teólogos argumentaram que ele se apropria do Cristianismo para fins contrários aos seus ensinos. D. Stephen Long, da Southern Methodist University, chegou ao ponto de refletir em um artigo: “Devemos chamar Donald Trump de ‘anticristo’?”

Portanto, mesmo para eleitores cristãos que confiam em um cálculo menor de dois males, não é óbvio que Trump mereça seu apoio. Como Piper escreve: “Acho desconcertante que os cristãos possam ter tanta certeza de que maior dano será causado por maus juízes, más leis e más políticas do que está sendo feito pela disseminação da gangrena da autoexaltação pecaminosa, que infecta a cultura, e gabando-se e agitando a contenda. ”

Mesmo de uma perspectiva evangélica conservadora, os ganhos da presidência de Trump estão cada vez mais sendo pesados ​​contra as perdas. Como disse o editor-chefe do Christianity Today em um artigo pedindo a remoção de Trump do cargo: “Se não revertermos o curso agora, alguém levará qualquer coisa que dissermos sobre justiça e retidão com alguma seriedade nas próximas décadas? ”

Apesar de supostamente zombar dos cristãos e de suas crenças a portas fechadas, Trump é visto por muitos evangélicos como o candidato escolhido por Deus. Os dados, no entanto, sugerem uma divisão crescente entre os evangélicos, com os eleitores relutantes de Trump se tornando uma coisa do passado.

A maioria dos evangélicos conservadores votará em Trump e o fará com entusiasmo. Mas uma minoria significativa aparentemente concluiu que ele é de fato o pior de dois males, e eles não votarão ou votarão em um candidato que não seja republicano – talvez pela primeira vez em suas vidas.

Stewart Clem é professor assistente de Teologia Moral no Instituto de Teologia de Aquino.

Traduzido por Cezar Xavier

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *