Guerra contra a vacina de Bolsonaro é rechaçada no Congresso Nacional

Para a líder do PCdoB, deputada Perpétua Almeida (AC), se o presidente nega aos brasileiros o acesso às vacinas ele comete um crime de responsabilidade

(Foto: Agência Brasil)

O Brasil já ultrapassou as 157 mil mortes por Covid-19. Ainda assim, seu mandatário mantém discurso contrário à aquisição de vacinas e de defesa do uso de medicamentos sem comprovação científica, como a cloroquina, para combate à doença. A postura de Jair Bolsonaro voltou a ser criticada nesta terça-feira (27) por parlamentares no Congresso Nacional.

Para a líder do PCdoB, deputada Perpétua Almeida (AC), o parlamento não pode assistir calado a guerra de Bolsonaro contra as vacinas. “É preciso responsabilidade. Qualquer que seja a vacina que for liberada em primeiro lugar o Brasil precisa assumir o compromisso de comprá-la. O Brasil precisa comprar todas as vacinas que forem liberadas para a Covid-19. Não podemos negar aos brasileiros o direito à vida, o direito à saúde, porque são direitos constitucionais. Se o presidente da República Jair Bolsonaro nega aos brasileiros o acesso às vacinas ele comete, sim, um crime de responsabilidade, um crime contra a vida dos brasileiros e não podemos nos calar, afirmou a parlamentar.

Segundo ela, fazer campanha contra as vacinas, quando já se tem um país com quase 160 mil mortos e com uma segunda onda de contágio em curso na Europa, é inadmissível. “O presidente Bolsonaro e seus seguidores já começam a dizer que não são a favor que ninguém seja obrigado a tomar a vacina, até já começam a mentir dizendo que as pessoas vão ser pegas à força para tomar a vacina. O povo brasileiro não pode se deixar levar pelas fake news contra a vacina, pelas mentiras contra a vacina”, pontuou.

A vice-líder da Minoria, deputada Alice Portugal (BA) também criticou a postura antivacina do presidente. Para Alice, assegurar o acesso à vacina é defender a vida. “A defesa da vida vem se tornando uma palavra de ordem cada vez mais enfática em nosso país. Isso não se dá à toa. Não é possível que este Congresso Nacional escute calado o presidente da República gerar teorias absolutamente sem qualquer solidez de que a vacina é algo relativo à decisão individual. Se nós não tivéssemos feito no Brasil campanhas vitoriosas, transformando a vacinação, por exemplo, contra a poliomielite em algo prazeroso, com o Zé Gotinha, teríamos hoje ainda de maneira extremamente espalhada pelo Brasil pessoas sequeladas pela doença. Sabemos quantos brasileiros hoje carregam consigo as sequelas dessa virose, e houve uma campanha espetacular contra a poliomielite. O Ministério da Saúde deveria imediatamente iniciar a campanha pela vacinação, independentemente de quais vacinas venham a ser adotadas, porque tudo depende do estágio de testes e da eficácia das vacinas, e não da nacionalidade dos cientistas ou das empresas que estão produzindo a patente original”, destacou.

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde, diz que falta conhecimento para o governo na área de saúde. “A guerra c/ estados na vacina COVID19 e decreto Parcerias Privadas nas unidades de saúde dos municípios mostram q, além do Min da Saude, ninguém ali conhece o SUS”, escreveu o deputado no Twitter.

Para o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), está comprovada a psicopatia de Bolsonaro. “Depois de empurrar toneladas de cloroquina, Bozo faz campanha contra uma vacina segura que pode salvar muitas vidas. O Brasil rasteja para Trump na guerra comercial com a China, enquanto a população fica a mercê do obscurantismo”, postou o deputado.

Senado

O senador Humberto Costa (PT-PE) destacou a fala do diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, que alertou que interesses nacionais na vacina da covid-19 podem impedir esforços globais e prolongar a pandemia do novo coronavírus. “Traduzindo: estupidez de Bolsonaro vai prolongar pandemia, aponta OMS”, afirmou o senador.

O líder da oposição no Senado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que a presa pela vacina é justificada pelo mais de 157 mil mortos por causa da doença no país. “Estamos lutando pela vacina incansavelmente. Lutamos pelo auxílio de R$ 600 e defendemos muitas outras medidas em combate à covid-19. Vamos nos manter atentos!”, postou no Twitter.

Fonte: Liderança do PCdoB na Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *