Chineses voluntários da Guerra na Coreia homenageados por China e RPDC

Em Pequim e Pyongyang foram feitas homenagens em torno dos 70 anos da entrada em território coreano das tropas dos Voluntários do Povo Chinês que lutaram na Guerra de Resistência Contra a Agressão dos EUA.

Os veteranos das tropas dos Voluntários do Povo Chinês que lutaram na Guerra de Resistência Contra a Agressão dos EUA à Coreia (1950-1953) receberam, do Comitê Central do Partido Comunista da China, do Conselho de Estado e da Comissão Militar Central, medalhas memoriais por ocasião do 70º aniversário do ingresso das tropas na República Popular Democrática da Coreia (RPDC) durante a guerra. Em Pyongyang, Kim Jong Un, presidente do Comitê de Estado da RPDC visitou, nesta quinta-feira (22), o cemitério dos mártires chineses e enviou uma coroa de flores para o Monumento aos Voluntários do Povo Chinês, na província chinesa de Liaoning, com a inscrição: “Serão imortais os mártires do corpo de voluntários do povo chinês.”

Kim Jong Un: “os feitos imortais e os méritos heroicos do Corpo de Voluntários do povo chinês permanecem em nossa memória”

Durante a cerimônia em Pyongyang, Kim Jong un lembrou que “embora 70 anos tenham se passado desde a incorporação dos excelentes filhos do povo irmão chinês na sagrada Guerra de Libertação da Pátria do povo coreano, os feitos imortais e os méritos heroicos do Corpo de Voluntários do povo chinês permanecem em nossa memória. O povo chinês, sob a bandeira de ‘Resistir aos ianques, ajudar a Coreia e defender sua casa e seu país’, apoiaram com grande sacrifício a Coreia em circunstâncias muito difíceis”.

Em Pequim, as medalhas foram entregues aos veteranos vivos e parentes dos que já faleceram. Com a imagem de um soldado do corpo de Voluntários do Povo Chinês e vários elementos, incluindo uma pomba e estrelas de cinco pontas. Segundo a Agência Xinhua: “a medalha simboliza o fato de que a grande Guerra de Resistência Contra a Agressão dos EUA à Coreia foi uma guerra de justiça travada para salvaguardar a paz e resistir à agressão, e o fato de que o grande espírito demonstrado na guerra será sempre uma riqueza inestimável do povo chinês”.

Ainda de acordo com a Xinhua: “A medalha também demonstra a firme determinação e confiança da China em desafiar seus inimigos, salvaguardar a paz mundial e construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade”.

Com informações das Agências Xinhua e KCNA