Bolívia: “Recuperamos a democracia e a esperança”, afirma Luis Arce

Hoje, como diz uma velha canção, para o povo o que é do povo”, comemorou Luis Arce, cuja vitória eleitoral ainda não foi oficializada mas já é reconhecida por todos.

Depois de ser reconhecido como o vencedor das eleições deste  domingo (18) pela presidente de fato Jeanine Áñez,  Luis Arce comprometeu-se a trabalhar para todos os bolivianos e construir um governo de unidade . Segundo as pesquisas, o candidato do Movimento pelo Socialismo (MAS) teria vencido com uma cifra próxima a 50% dos votos . “Houve uma vitória do MAS. Além disso, o MAS terá maioria nas duas câmaras”, disse o ex-presidente Evo Morales ao amanhecer .

“Meu compromisso (é) de trabalhar, de realizar nosso programa e como temos dito: vamos trabalhar para todos os bolivianos e vamos construir um governo de unidade nacional, vamos construir a unidade em nosso país”, disseram juntos Luis Arce. ao seu vice, David Choquehuanca.

A mensagem do ex-ministro da Economia de Evo Morales veio depois que dois institutos de pesquisas eleitorais apresentaram os resultados de contagens rápidas não oficiais que lhe deram a vitória no primeiro turno com mais de 50% dos votos .

Arce agradeceu ao povo boliviano. “Todos os bolivianos deram passos importantes. Recuperamos a democracia e, acima de tudo, recuperamos a esperança ”, disse. O presidente eleito o descreveu como “um dia de paz” e que “mais uma vez ficou demonstrado que o povo é sábio”. “Hoje, como diz uma velha canção, para o povo o que é do povo ” , comemorou Arce.

O reconhecimento de Áñez

A golpista Jeanine Áñez parabenizou Arce e Choquehuanca pela vitória no primeiro turno nas eleições gerais, assim que se soube da rápida contagem de Ciesmori.

Ele esclareceu que os resultados oficiais ainda não eram conhecidos, “mas com base nos dados de que dispomos, o senhor Arce e o senhor Choquehuanca venceram as eleições . Parabenizo os vencedores e peço que governem tendo a Bolívia e a democracia em mente ”.

Sem uma contagem rápida, os pontos de saída avançaram o resultado

No sábado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da Bolívia anunciou que não utilizaria o sistema de Divulgação de Resultados Preliminares (Direpre) para a apuração de votos para não gerar “incerteza” na população e trabalhar apenas com dados oficiais.

Segundo dados do Ciesmori para a Unitel,  Arce venceu as eleições do primeiro turno com 52,4%, segundo os dados de saída . Em segundo lugar está Carlos Mesa, da Comunidad Ciudadana (CC), com 31,5%, e Luis Fernando Camacho, de Creemos, em terceiro, com 14,1%.

“A cidade tem muitas necessidades”

“A gente tem muitas necessidades que temos entendido percorrendo os nove departamentos, os parques, as praças, os mercados, coletando preocupações e temos a obrigação de trabalhar para responder a toda essa expectativa, a toda essa esperança que o povo boliviano está depositando nestes dois humildes servos ”, disse Arce.

Luis Alberto Arce Catacora nasceu em La Paz em 28 de setembro de 1963. É formado em Economia, pela Universidad Mayor de San Andrés (UMSA), e também como Contador Geral pelo Institute of Banking Education.

É mestre em Economia pela University of Warwick, Inglaterra, onde estudou entre 1996 e 1997. Passou toda sua carreira profissional no Banco Central da Bolívia (BCB), de 1987 a janeiro de 2006, quando ingressou no governo de Morales.

Possui vasta experiência como professor de pré e pós-graduação em universidades públicas e privadas da Bolívia, como a UMSA, em estudos de pós-graduação em Ciências do Desenvolvimento (Cides) – UMSA, Universidade Católica Boliviana (UCB), Universidad del Valle, Universidad Franz Tamayo e Loyola University, entre outros.

Foi Ministro da Economia e Finanças Públicas da Bolívia em duas ocasiões, durante o governo do ex-Presidente Evo Morales: a primeira de 23 de janeiro de 2006 a 24 de junho de 2017 e a segunda entre 23 de janeiro de 2019 e em 10 de novembro do mesmo ano.

Fonte: Pagina12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *