No Dia do Professor, filme defende importância de ensinar filosofia

Média metragem aborda a tentativa de desmonte da disciplina após a reforma do ensino médio do governo Michel Temer.

Documentário aborda importância do pensamento crítico - Foto: Divulgação/Facebook

Nesta quinta-feira (15), data em que se comemora o Dia dos Professores, a plataforma Bombozila lança o documentário média-metragem “Ensino de filosofia: Em defesa do pensamento crítico”.

O filme mostra a situação das disciplinas filosofia e sociologia após a reforma do ensino médio de Michel Temer, sancionada em 2017. Com a autonomia da elaboração do currículo pelos governos estaduais, já há relatos de redução de tempo dessas disciplinas pelo país, em uma tentativa de cortar custos e desvalorizar temas fundamentais para a formação de estudantes críticos.

Em formato de depoimentos e contando com narração e passagens filosóficas da atriz Tatiana Henrique, o filme reúne ainda entrevistas com professores que atuam no estado do Rio de Janeiro. Apresenta ainda, uma roda de conversa entre professores de filosofia da rede estadual e privada do Rio de Janeiro.

O documentário já está disponível gratuitamente na plataforma, que reúne mais de 500 documentários sobre lutas sociais. Dirigido por Vladimir Santafé e Diego Felipe, “Ensino de filosofia: em busca do pensamento crítico” é uma produção da Bantu Comunicações e da Linhas de Fuga.

“É fundamental a divulgação desse filme para mobilizar militantes da educação de qualidade a defender a manutenção da filosofia no currículo frente a um governo federal que a desvaloriza. Contamos com a audiência e com a propagação das discussões que o filme fomentará”, afirmou Rudá Lemos, produtor-executivo da Bantu Comunicações e licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *