Deputado afirma que corrupção nunca foi preocupação para Bolsonaro

“Corrupção? Que nada, ele nunca se preocupou com isso, tanto que esbanja mamatas familiares e milicianas”, disse Márcio Jerry sobre demagogia de Bolsonaro

Bolsonaro, flagrado dormindo durante expediente na Câmara - (Foto: Fotos Públicas)

As últimas movimentações do Planalto e as mudanças de opinião de Jair Bolsonaro (sem partido) quanto à Operação Lava Jato e mesmo sobre as recentes ‘práticas políticas’ do presidente deixaram claro para o vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA), que a corrupção nunca foi uma preocupação do atual mandatário brasileiro.

“Corrupção? Que nada, ele nunca se preocupou com isso, tanto que esbanja mamatas familiares e milicianas. Bolsonaro usou a Lava Jato, que se fez cúmplice dele por meio de Sergio Moro & Deltan Dallagnol, e agora diz que abusou”, escancarou o parlamentar na quinta-feira (8).

Leia também: Bolsonaro nunca se preocupou com combate à corrupção, dizem parlamentares

Na quarta, durante uma cerimônia em Brasília, Bolsonaro afirmou, com a tradicional desfaçatez, que “acabou” com a Operação Lava-Jato porque “não tem mais corrupção” em seu governo. A declaração foi uma resposta às críticas de aliados lavajatistas pelo fato dele ter se aproximado de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) abertamente contrários à operação tocada pelo ex-aliado e ex-juiz da Operação, Sérgio Moro.

“Eu sei que isso não é virtude, é obrigação, mas nós fazemos um governo de peito aberto. Quando eu indico qualquer pessoa pra qualquer local, eu sei que é uma boa pessoa, tendo em vista a quantidade de críticas que ela recebe em grande parte da mídia”, declarou Bolsonaro.

O ex-aliado, Sergio Moro

A declaração sobre a Lava Jato foi o suficiente para reacender o embate com seu ex-ministro da Justiça. Sem citar diretamente o mandatário, Moro afirmou que as tentativas de acabar com a operação significam a volta da corrupção e o “triunfo da velha política”.

“As tentativas de acabar com a Lava Jato representam a volta da corrupção. É o triunfo da velha política e dos esquemas que destroem o Brasil e fragilizam a economia e a democracia. Esse filme é conhecido. Valerá a pena se transformar em uma criatura do pântano pelo poder?”, escreveu o ex-juiz.

A fala desta última quarta também contraria a relação de defesas já feitas pelo presidente durante a corrida eleitoral, em 2018. Na época, ele chegou a fazer diversos elogios públicos à Operação e a indicar, antecipadamente, Moro como seu ministro.

Em abril deste ano, no entanto, Moro rompeu com o governo e pediu demissão do cargo. Ao anunciar a saída, acusou Bolsonaro de interferir politicamente na autonomia da Polícia Federal, corporação responsável por operações como a Lava Jato.