A economia dos EUA está em ascensão, como afirma Donald Trump?

A sensação de melhoria na renda durante o governo Trump foi interrompida pela pandemia. No entanto, a perspectiva é de desigualdade na saída da recessão, com os mais vulneráveis voltando muito pior que outros.

Fim da festa republicana que nomeou Trump candidato à Presidência dos EUA

Donald Trump repete para a inveja dos outros que a economia está melhor e que a recuperação pós-Covid chegou por causa do “trabalho incrível” feito por seu governo. “Tivemos que fechar a economia por causa do vírus chinês, mas agora estamos reabrindo e nossas empresas estão quebrando recordes de atividade”, defendeu ele, durante o primeiro debate presidencial contra Joe Biden, no dia 29 de setembro. De acordo com Donald Trump, seu governo colocou 10,4 milhões de americanos de volta ao trabalho em apenas 4 meses.

Aumento da receita e recuperação dos valores do mercado de ações
A afirmação é correta: os números, que vêm do Bureau of Labor Statistics dos EUA, nos lembram que realmente houve um ponto de inflexão desde maio. Eles dão esperança de que esta recessão histórica possa durar pouco.

Essa esperança é alimentada por outras notícias encorajadoras sobre o estado da economia dos EUA. Em 2019, antes do início da pandemia, os Estados Unidos viram um aumento na renda das famílias americanas medianas – um aumento que também beneficiou os americanos mais pobres. As atuais dificuldades econômicas não devem, portanto, eclipsar os progressos realizados, em particular a favor dos mais desfavorecidos – resultado, dizem hoje os apoiantes de Donald Trump, dos esforços desta administração em termos de desregulamentação e reforma fiscal de 2017; o que permitiu ao setor privado investir e empreender novamente.

Somado a isso está a recuperação dos valores do mercado de ações, que está elevando o moral de parte da população. No segundo trimestre de 2020, o valor da riqueza dos americanos se recuperou quase 7% no segundo trimestre – a maior recuperação da história do país. Essa recuperação no valor da riqueza dos americanos está alimentando o otimismo em um momento em que a dívida pública aumenta sob o impacto do enorme pacote de estímulo da primavera. Agora sabemos que alguns americanos usaram o dinheiro que receberam do governo federal para investir no mercado de ações.

Mas essa afirmação sobre a criação de empregos também é enganosa, já que segundo a mesma fonte, 22 milhões de empregos foram destruídos na primavera de 2020, com o início da pandemia. Também mascara o fato de que vários empregos poderiam ter sido, se não foram, permanentemente destruídos. De acordo com cálculos da Even, uma empresa de recrutamento dos EUA, as vagas nos principais estados de Nova York e Califórnia caíram 30% em relação a 2019.

Fim do período mais longo de expansão econômica
Outras regiões, que experimentaram retomada de curta duração, estão vendo o número de vagas de emprego cair novamente. A mobilidade dos trabalhadores americanos, que antes ajudava a corrigir desequilíbrios no mercado de trabalho, não funciona mais como antes, pois a pandemia atingiu o país como um todo. A perspectiva de uma desaceleração duradoura na criação de empregos é mais do que plausível. Certos setores são particularmente afetados, como o setor de aviação, atingido por novas ondas de demissões desde a semana passada, ou o turismo, como mostra a demissão de 28 mil pessoas na Disney.

No final, o economista do banco UBS Brian Rose estima que o número de americanos que perderam seus empregos permanentemente pode chegar a 5 milhões de pessoas. Em outubro, a economia dos EUA criou menos de 700.000 empregos, um sinal de uma desaceleração inegável da vitalidade do mercado de trabalho que tem sido observada desde a virada de maio. Os efeitos do plano de estímulo que ampliou a dívida americana mostram, assim, seus limites.

É por isso que o entusiasmo de Donald Trump não deve fazer as pessoas esquecerem que a recuperação pode ser difícil, pois a incerteza que paira sobre a economia é significativa: a estratégia de tranquilizar o público com base em um plano de estímulo massivo não está mais dando frutos em um contexto de profundas divisões políticas e uma crise de saúde causada por um vírus cujo funcionamento nós realmente não entendemos. Aqueles que esperavam por uma recuperação em forma de “V”, com uma recuperação real e rápida da economia assim que as restrições à saúde fossem suspensas, agora temem o cenário de uma recuperação “swoosh” (nome dado ao logotipo de um grande marca de artigos esportivos), com uma recessão muito curta, mas uma recuperação que foi tão lenta quanto frágil.

Pior ainda, a perspectiva de uma recuperação em “K”: uma parte da economia e a população rica, forte em suas economias e contando com a retomada da bolsa, consegue sair do jogo, enquanto outros setores e minorias, mais vulneráveis, vêem seu destino duramente afetado pelos efeitos da crise de saúde. Em particular, pode-se notar que os setores de distribuição e tecnologia se beneficiaram muito com a crise, enquanto a indústria aérea e o turismo sofreram profundamente. Os números do US Census Bureau para o varejo e distribuição de alimentos confirmam isso. Da mesma forma, a desconexão entre o índice de confiança do consumidor americano e o avanço do mercado de ações sugere que essa recuperação pode não beneficiar a todos.

A crise da saúde interrompeu a mais longa expansão econômica da história dos Estados Unidos. Ela terminou oficialmente após 128 meses de crescimento – oito a mais que o recorde anterior, entre a Guerra Fria e os ataques de setembro de 2001. A culpa dessa recessão é do executivo? Ou é o resultado de um choque externo, independente das ações do governo Trump?

Qual é o impacto na eleição?
A forma como a aposta desta eleição será formulada é fundamental: pesquisa após pesquisa, vemos que os americanos têm uma imagem positiva da história econômica de Donald Trump, mas permanecem muito mais reservados quanto à sua gestão da crise. Uma pesquisa recente do New York Times confirma isso. E essas percepções são tanto mais importantes quanto, na campanha eleitoral, os programas terão ocupado muito pouco o centro do palco, como se pôde constatar no primeiro debate presidencial. Por isso, se o histórico econômico do presidente cessante voltar ao cerne da campanha, a criação de 10,4 milhões de empregos em 4 meses pode favorecer Donald Trump. Por outro lado, se o debate focar sobretudo na gestão da crise de saúde pelo inquilino da Casa Branca e no futuro do sistema de saúde, então a difícil e desigual recuperação que não beneficia todos os americanos corre o risco de afetar profundamente suas chances de reeleição.


A coluna Fact Check US recebeu apoio da Craig Newmark Philanthropies, uma fundação americana que luta contra a desinformação.

Jeremy Ghez, professor de Economia e Assuntos Internacionais, HEC Paris Business School

Traduzido por Cezar Xavier

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *