Humor, resignação, desespero: convivendo com a inflação no Irã

O rial iraniano perdeu 50 por cento de seu valor em relação ao dólar norte-americano no mercado aberto, este ano, atingindo a maior baixa de todos os tempos de 300.000 para cada US$ 1 em 1º de outubro. Os iranianos recorrem às redes sociais para relatar os efeitos devastadores do aumento da inflação e das sanções econômicas dos EUA.

Iranianos quebrando coletivamente o jejum do Ramadã (Shahab Ghayoumi CC)

No papel, a economia do Irã está se segurando relativamente bem, já que o mundo está passando pela pior pandemia que poderia ocorrer em um século.

O setor não petrolífero do país encolheu apenas 0,6 por cento no trimestre encerrado em 20 de junho, de acordo com o Banco Central do Irã (CBI) – apesar de enfrentar a crise mais aguda da Covid-19 no Oriente Médio.

Mas quando você considera o quão gravemente a economia do Irã foi prejudicada antes da Covid pelas sanções econômicas dos Estados Unidos, a modesta contração assume uma luz diferente.

Essa nuance não passou despercebida aos iranianos que vivem com as consequências da implacável campanha econômica de Washington e anos de má gestão econômica do governo.

Essa dor se espalha pela vida cotidiana na forma de inflação incessante e queda do poder de compra à medida que a moeda local – o rial – é cercada.

As escolhas difíceis resultantes são frequentemente compartilhadas pelos iranianos nas redes sociais.

“Na semana passada, examinei uma jovem com um caroço benigno no seio na clínica”, escreveu um médico no Twitter. “Eu disse a ela: ‘Faça outra ultrassonografia em seis meses, é improvável que cresça, mas se isso acontecer é melhor operar’. Ela voltou e disse que quer operar agora. Quando perguntei o motivo, ela disse: ‘Agora posso pagar, em seis meses posso não conseguir’.”

“Como eles vivem?’

De acordo com o Centro de Estatística do Irã (SCI), a inflação aumentou 34,4% ao ano no mês encerrado em 21 de setembro e 4% em relação ao mês anterior.

Por mais graves que sejam, esses números podem subestimar o desgaste do poder de compra.

O banco central do Irã também costumava publicar dados de inflação, mas era consistentemente mais alto do que os números compilados pelo escritório de estatísticas. No ano passado, o governo do presidente Hassan Rouhani ordenou ao banco central que parasse de publicar esses números.

Mas nas redes sociais iranianas, a forma como os dados são processados não suscita o mesmo grau de paixão que se sente ao viver com a inflação.

Alguns tweets cheiram a angústia.

“Sério, como os trabalhadores iranianos [salário mínimo] vivem com 4 milhões de tomans [$ 143] por mês no máximo?” um usuário perguntou no Twitter.

“Quando eles viajam? Onde eles podem comprar uma casa ou um carro? Como eles poderiam ter uma boa comida? E quanto a economia? Como eles poderiam usar roupas boas? Que lugar ocupam as atividades recreativas em suas vidas? Quando eles sorriem? Por que nos tornamos tão miseráveis? ”

A falta de previsibilidade todos os dias é outro tema comum.

Uma usuária do Twitter escreveu sobre um restaurante perto de seu trabalho que parou de publicar preços em seus menus porque eles mudam com muita frequência para acompanhar a inflação.

“Para fazer o pedido, você precisa ligar todos os dias e perguntar: ‘Quanto custa um conjunto de [kebab] koobideh hoje?’”, Escreveu ela.

Em uma entrevista transmitida no início deste mês, o porta-voz da Organização de Proteção ao Consumidor e Produtor do Irã (CPPO) reconheceu que os preços crescentes estão afetando os consumidores, mas disse que há pouco que a agência possa fazer para aliviar suas dificuldades, além de prevenir o entesouramento.

“Temos que aceitar o custo das mercadorias”, disse ele.

Vulnerável a flutuações cambiais

O principal culpado da inflação galopante tem sido um declínio aparentemente imparável no valor do rial iraniano em relação ao dólar dos EUA e outras moedas estrangeiras amplamente utilizadas.

A moeda nacional iraniana embarcou em uma queda vertiginosa três anos atrás, em antecipação à retirada unilateral do presidente dos EUA, Donald Trump, do acordo nuclear histórico entre o Irã e as potências mundiais.

A moeda gozou apenas de breves períodos de estabilidade desde então, graças à campanha de “pressão máxima” de Washington de rodadas sucessivas de sanções contra a economia do Irã, que continuaram inabaláveis durante a pandemia do coronavírus.

Só neste ano, o rial perdeu 50 por cento de seu valor em relação ao dólar dos EUA no mercado aberto, atingindo a maior baixa de todos os tempos de 300.000 a $1 em 1º de outubro.

No domingo, ele recuperou algumas dessas perdas para negociar a 280.000 a $ 1.

Parabéns, agora somos pobres

Em um esforço para manter os bens básicos acessíveis para os iranianos, o governo mantém uma taxa de câmbio oficial de 42.000 a $ 1 para pagar as importações de produtos essenciais – mas os preços dos alimentos continuam subindo.

“Pode ser possível conter os aumentos de preços dos alimentos por um tempo”, disse Mohammad Mahidashti, analista macroeconômico do Ministério das Finanças e Assuntos Econômicos, “mas no final todos os preços se ajustam com a taxa de câmbio”.

E esse ajuste foi brutal.

“O poder de compra dos iranianos, especialmente aqueles com renda mensal estável, é em média um quinto do que era há três anos”, disse Mahidashti.

As rendas reais deixaram muitos iranianos vivendo no fio da navalha financeira – temendo despesas inesperadas, como a quebra de um aparelho eletrônico ou eletrodomésticos.

“Querido Deus”, escreveu um usuário em um tweet com humor negro que ressoou como muitos: “Eu imploro por sua grandeza e glória, proteja nossos dispositivos eletrônicos!”

Para ajudar a subsidiar bens essenciais, o presidente do parlamento, Mohammad Bagher Ghalibaf, prometeu acelerar a legislação para um sistema de cupons eletrônicos que foi proposto pela primeira vez há mais de dois anos pelo governo Rouhani.

“De forma alguma permitiremos que a cesta básica das famílias de baixa renda diminua”, prometeu.

A última vez que o Irã usou um sistema de cupons para produtos básicos foi durante a guerra Irã-Iraque de oito anos, que terminou em 1988.

Enquanto o governo medita sobre medidas de socorro, os iranianos têm lutado contra a inflação implacável por tanto tempo que alguns se resignaram a ela.

“Você percebeu como realmente não sentimos a nova onda de aumento do preço em dólares de 180.000 para 270.000?” um usuário tweetou. “Porque na primeira onda para 130.000 e na segunda para 180.000 muitos de nossos interesses e hobbies foram completamente eliminados passo a passo e agora nem importa se chega a 500.000 porque perdemos nosso poder de compra há muito tempo.

“Parabéns, agora somos pobres.”

Às vezes, essa resignação assume um tom de desespero.

“Com 260.000 dólares, você não diz mais que seus sonhos estão queimados e a imigração é impossível, isso era pelos 70.000 dólares”, tuitou um usuário. “Não, é sobre sobrevivência. Fiz uma lista e estou verificando todos os alimentos que não consigo mais comer. ”

Muitas famílias de baixa renda no Irã, por exemplo, não podem mais comprar carne vermelha.

Uma pesquisa de agosto feita pela Iranian Students Polling Agency descobriu que 8% dos lares iranianos não consumiram carne vermelha por um ano, enquanto 14,4% disseram que só comeram carne vermelha algumas vezes durante esse período.

O chefe da Associação Iraniana de Carne de Carneiro, Ali Asqar Maleki, anunciou no final do mês passado que, até agora neste ano, as vendas de carne caíram 35 por cento em média em comparação com o ano anterior.

Manteiga e ovos também tiveram aumentos de preços significativos e repentinos desde agosto.

Esse redemoinho da inflação dos preços dos alimentos desequilibrou algumas autoridades.

No início deste mês, o porta-voz do FDA, Kianoush Jahanpur, fez manchetes pelo que os críticos chamam de comentários surdos sugerindo que as pessoas deveriam simplesmente trocar manteiga por abacate e azeite – substitutos que são significativamente mais caros do que a manteiga.

Traduzido por Cezar Xavier da Al Jazira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *