Pesquisa EUA: 60% consideram que Biden venceu debate contra Trump

Para os eleitores entrevistados, o desempenho de Biden foi melhor do que o esperado

Trump e Biden poderão se enfrentar novamente em 2024 I Foto: CNN Brasil

Para 60% dos espectadores do primeiro debate presidencial dos Estados Unidos, realizado nesta terça-feira (29), Joe Biden se saiu melhor do que Donald Trump, segundo pesquisa da CNN americana. Pelo levantamento, 28% disseram que Trump foi o vencedor da noite.

Em entrevistas com os mesmos eleitores realizadas antes do debate, 56% disseram que esperavam que Biden fosse o vencedor, enquanto 43% acreditavam que Trump seria superior.

O resultado pós-debate é quase idêntico a uma pesquisa pós-debate em 2016, após o primeiro encontro entre Trump e Hillary Clinton. Na ocasião, 62% acharam que Clinton ganhou o debate, enquanto 27% viram Trump melhor.

No primeiro debate de 2020, cerca de dois terços dos espectadores disseram que as respostas de Biden foram mais verdadeiras do que as de Trump e seus ataques ao presidente foram vistos com mais frequência como justos (65% opinaram favoravelmente a Biden neste quesito, enquanto 29% concordaram com Trump).

No geral, 69% disseram que os ataques de Biden em Trump foram justos, enquanto apenas 32% viram os ataques de Trump dessa forma.

A pesquisa foi projetada para representar os eleitores registrados que assistiram ao debate desta noite; não representa a opinião de todos os americanos.

Os eleitores que assistiram ao debate eram mais partidários do que os americanos como um todo, 35% identificados como independentes ou não partidários em comparação com cerca de 40% do público em geral, e o grupo de observadores do debate era mais democrata do que uma pesquisa típica de todos os adultos, com 39% se identificando como democratas e 25% como republicanos.

A pesquisa

A pesquisa pós-debate da CNN foi conduzida pelo SSRS por telefone e inclui entrevistas com 568 eleitores registrados que assistiram ao debate de 29 de setembro. Os resultados entre os observadores de debates têm uma margem de erro amostral de mais ou menos 6,3 pontos percentuais.

Os participantes foram entrevistados originalmente de 22 a 27 de setembro por telefone ou online, e indicaram que planejavam assistir ao debate e que estariam dispostos a ser entrevistados novamente quando ele acabasse.

Os entrevistados inicialmente contatados online são membros do SSRS Opinion Panel, um painel com base em probabilidades com representação nacional.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *