Medo do coronavírus pode afastar eleitores das urnas em São Paulo

33% dos eleitores afirmam não ter interesse contra um índice de 25% no último levantamento feito pelo instituto, em junho de 2012

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Pesquisa Datafolha aponta que é maior o desinteresse dos moradores de São Paulo pelas eleições a prefeito. 33% dos eleitores afirmam não ter interesse contra um índice de 25% no último levantamento feito pelo instituto, em junho de 2012. Ou seja, um em cada cinco eleitores da capital pode deixar de comparecer às urnas em novembro para as eleições municipais.

A mudança atual também é notada na queda dos que demonstram grande interesse, que foi de 37% para 30%. Segundo a pesquisa, 31% relatam neste ano um interesse médio, e 6% afirmam que ele é pequeno. Apenas 1% não soube responder.

Segundo o Datafolha, foram ouvidos presencialmente 1.092 eleitores nos dias 21 e 22 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa também mostra que 86% dos moradores afirmam ter conhecimento de que haverá eleições municipais em novembro. O grupo com menor parcela dos que dizem saber do evento são de pessoas com 16 a 24 anos (65%). Entre os de 45 a 59 anos e 60 anos ou mais, a taxa sobe para 91%. A mesma pesquisa Datafolha mostrou que, em resposta espontânea, 57% dos eleitores afirmam que não sabem qual candidato escolher. Outros 16% pretendem votar branco ou nulo.

Com informações da Folha de S.Paulo

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *