“Vergonha”, diz deputado sobre repercussão de fala de Bolsonaro

Depois de ser criticado por políticos, autoridades e instituições ambientais, o discurso de Bolsonaro ainda suscitou queixas nesta quarta-feira

(Foto: PCdoB)

Para além de ideologias e correntes políticas, para o vice-líder do PCdoB, o deputado federal Márcio Jerry (MA), o pronunciamento de Jair Bolsonaro (sem partido) aos membros da Assembleia-Geral das Organização das Nações Unidas (ONU) na terça-feira (22) deixou claro o vácuo de liderança pelo qual o Brasil passa.

“O assunto desta terça foram as mentiras de Bolsonaro na ONU. Independente das posições político-ideológicas, o Brasil antes tinha presidente que chegava lá fora e deixava uma mensagem. Agora não! Um presidente que nos faz sentir vergonha tamanha a asneirice e mentiras. Jair Bolsonaro mente com naturalidade, é o normal dele. Esse tipo medíocre, grotesco, pusilânime é a expressão de um acidente terrível na história do Brasil que nos envergonha”, ponderou o parlamentar, ao comparar o país sob comando de verdadeiros Chefes de Estado.

Depois de ser criticado por políticos, autoridades e instituições ambientais, o discurso do mandatário brasileiro ainda suscitou queixas nesta quarta-feira (23).

Em sua coluna na Folha de S. Paulo, o escritor Elio Gaspari afirmou que Bolsonaro abriu os debates na ONU com um “discurso de vereador em caçamba de caminhão”. “Defensivo, com momentos de delírio, viu-se ‘vítima de uma das mais brutais campanhas de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal’”, narrou o ganhador do Prêmio Vladirmir Herzog.

Gaspari recordou que, a despeito das imagens de satélites e as fotografias da floresta mostrarem que não se está cuidando direito da Amazônia, Bolsonaro “estava na sua realidade paralela”. “Falou mal dos outros, bem de si, de seu governo e reclamou do preço da cloroquina”.

Para o escritor, o ex-capitão do Exército deixou claro a luta pela reeleição a qualquer custo. “Luta-se pelo poder. Em maio, no ataque. Em setembro, na defesa”, finalizou Gaspari, referindo-se à revelação feita pela Revista Piauí, que apontou que o presidente cogitou atacar o Supremo Tribunal Federal e destituir seus ministros em maio deste ano.

Autor