Apelo de Trump à ansiedade branca não é “apito de cachorro”, é racismo

No Brasil, também costuma-se dizer que Bolsonaro tem apitos de cachorro para seus bolsominions, quando, na verdade, ele é explícito no racismo, machismo, homofobia, autoritarismo e fascismo.

Um manifestante anti-imigração na rua segurando uma placa que diz: 'Construa Muros, Deporte-os Todos'. Muitos apoiadores de Trump apreciam sua retórica anti-imigração aberta e franca.

Trump tem como alvo os eleitores brancos com linguagem hostil e raivosa.

A retórica do presidente Donald Trump é muitas vezes referida como “política do apito canino”.

Na linguagem política, um apito de cachorro é uma linguagem que transmite um significado particular a um grupo de apoiadores em potencial. O grupo-alvo ouve o “apito” por causa de sua referência cultural comum, mas outros não.

Em 2018, o The Washington Post escreveu que “talvez ninguém tenha enviado mais apitos de cachorro do que o presidente Trump”.

Quando Trump planejou este ano um comício em Tulsa, Oklahoma – o local de um dos piores atos de terror racial da história dos Estados Unidos – no feriado negro de Juneteenth, a mídia chamou o comício de “apito de cachorro racista”. Isso sugere que os nacionalistas brancos veriam o momento como uma recepção, enquanto outros perderiam o racismo da data. Os jornalistas também se referiram a Trump chamando a Covid-19 de “o vírus da China” como um apito de cachorro.

Assobios de cachorro

Nesse caso, Trump não seria o primeiro a fazer política de apito canino. Minha pesquisa em psicologia política descobriu que George W. Bush usava apitos religiosos para cães com bastante eficácia.

Quando Bush disse durante seu discurso sobre o Estado da União em 2003 que o povo americano tinha um “poder milagroso”, provavelmente isso soou como uma boa frase de efeito para a maioria dos americanos. Mas os cristãos evangélicos ouviram uma linha do hino “Poder no Sangue” e entenderam que o presidente era um deles.

Em um debate presidencial em 2004, Bush disse que não nomearia um juiz da Suprema Corte que concordasse com a decisão Dred Scott de 1857, que determinava que um homem ex-escravizado não tinha direito à cidadania. Dred Scott é amplamente visto como uma paródia de justiça racial.

Mas os conservadores cristãos veem na decisão paralelos com Roe v. Wade – o caso da Suprema Corte que protege os direitos ao aborto – porque, em sua opinião, ambos refletem a violação judicial e violações dos direitos humanos. Então, o que os evangélicos ouviram no comentário de Bush sobre Dred Scott foi que ele, como eles, se opôs a Roe v. Wade.

Os verdadeiros assobios de cachorro dependem da existência de um “grupo externo” que não consegue ouvir a mensagem codificada do político. Eles são tão especificamente direcionados que não há necessidade de negar seu significado codificado porque ninguém fora do público-alvo sequer os ouve.

Fala codificada

É por isso que o termo “apito de cachorro” não descreve com precisão a retórica de Donald Trump. Quando Trump fala sobre “estupradores” do México, “países buracos de merda” na África e os supremacistas brancos como “pessoas muito boas”, a conotação racial não está escondida – é óbvia.

“Esta não é apenas uma piscadela para os supremacistas brancos”, disse a senadora Kamala Harris em um tweet sobre o comício planejado de Trump em Tulsa. “[Ele] está dando a eles uma festa de boas-vindas”.

Conforme a língua e a cultura mudam com o tempo, os apitos dos cães também evoluem.

Nos anos 1980 e 1990, conceitos como “lei e ordem” e “centro degradado” – frases bem usadas por Ronald Reagan e George H.W. Bush – podem ter funcionado como apitos de cachorro políticos. Apelando para a percepção dos suburbanos brancos das cidades como locais infestados de crimes invadidos por negros e latinos, eles sinalizaram sua intenção de usar a lei contra pessoas de cor para proteger os brancos. Provavelmente, 30 anos atrás, o significado racial das frases pode ter escapado de outros ouvintes.

A cobertura de notícias de hoje mostra que os americanos entendem amplamente as conotações raciais quando Donald Trump fala sobre “restaurar a lei e a ordem” e proteger “os subúrbios”. Essas frases não são mais apitos de cachorro, embora ainda sejam chamadas como tal.

Caracterizar incorretamente a retórica racista de Trump – como chamar mentiras de “fatos alternativos” – obscurece os graves problemas na política deste governo. Isso sugere que a maioria dos apoiadores de Trump estão perdendo seus apelos ao medo e ressentimento dos brancos, não os ignorando ou endossando.

Pensando em voz alta

Mas o racismo de Trump não passou despercebido pelos eleitores.

Uma pesquisa de 2020 feita pelo The Washington Post/Ipsos revelou que oito em cada dez negros americanos acham que Donald Trump é racista. Outro, do Yahoo!/YouGov, revelou que 86% dos democratas e 56% dos independentes acham que Donald Trump é racista.

Enquanto isso, apenas 13% dos republicanos consideram Trump racista. Seus apoiadores costumam dizer que ele é apenas um líder que fala as coisas como as coisas são. Isso muda a noção de apito de cachorro de ponta-cabeça: é o grupo externo que está pegando a mensagem oculta na retórica de Trump, enquanto o grupo-alvo ostensivo leva suas palavras ao pé da letra.

Trump pensa em voz alta. Há honestidade e perigo nisso.

Bethany Albertson é professor associado da Universidade do Texas em Austin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *