Produto à base de nióbio combate a Covid-19

Segundo o pesquisador, a substância protege superfícies do novo coronavírus por até 24 horas. Líquido pode ser borrifado em maçanetas, na própria mão ou na máscara. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está analisando o produto.

Financiamento da ciência nas universidades é cada vez menor

O Portal G1 diz que pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criaram solução à base de nióbio que, segundo eles, é capaz de proteger diversas superfícies do novo coronavírus por até e 24 horas. Se for aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que ainda analisa a substância, o produto poderá ser usado em consultórios médicos ou em casa, por exemplo.

“Aplicada na forma de gel ou líquido spray, a solução tem ação prolongada para limpeza e desinfecção das mãos e não causa reações adversas, como sensação de ressecamento da pele”, explicou o professor Luiz Carlos Oliveira, do Departamento de Química da UFMG.

O professor só revela que o novo produto contém moléculas de nióbio, é feito à base de água e não utiliza solventes. Por isso não é tóxico. Os testes que comprovaram a eficácia contra o coronavírus foram feitos em um laboratório da Universidade de São Paulo (USP) e foram financiados por um investidor.

“Imagina que você tem um frasco de 50 ml por exemplo, você pode colocar no bolso, na bolsa, e antes de entrar em qualquer lugar a pessoa pode borrifar o produto na maçaneta, na própria mão, na própria máscara. Não deve ficar caro, a gente espera que não, para atender a sociedade”, disse professor Luiz Carlos Oliveira