Festa do Avante!: Alegria e luta unidas em uma tradição que nada abate

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro realizou-se a 44ª Festa do Avante!. A edição deste ano da grande festa do Partido Comunista Português (PCP) respeitou rigorosas normas sanitárias o que não impediu o evento de ser um sucesso, mesmo em condições peculiares.

A pandemia, que em Portugal tem um índice de morte por cem mil habitantes mais de três vezes menor do que o Brasil, foi, no entanto, um valioso pretexto para que a mídia burguesa fizesse cerrado ataque à Festa. Existe um inconformismo histórico da direita de que o maior evento artístico cultural de Portugal seja obra dos comunistas. Ora, se todos os eventos públicos voltaram a ser permitidos, porque justamente apenas a Festa do Avante! não seria realizada?

O PCP enfrentou com a tradicional coragem a onda de ataques e, com singular disciplina revolucionária (vejam, por exemplo a foto principal desta matéria), realizou a Festa obedecendo rigorosamente os preceitos das autoridades de saúde. Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, sublinhou, no comício de encerramento:

“Estamos aqui porque jamais aceitaremos ser arrastados para o pântano do conformismo sonhado pelos que vivem da exploração, neste tempo de agravamento de todos os problemas nacionais.

Estamos aqui, respeitando as normas sanitárias, para reafirmar que não abandonaremos a linha da frente do combate por melhores condições de vida para o nosso povo, pelo seu direito à saúde, à educação, à segurança social, à habitação e à mobilidade, e dispostos a construir um Portugal com futuro.

Estamos aqui, e essa é uma razão acrescida, para combater o medo e para dar esperança e confiança na luta pelo futuro.”

A disciplina a que aludimos, fruto de uma consciência coletiva elevada, em nada inibiu o espírito jovem da festa.  Não faltaram, como sempre, a alegria, a luta e o internacionalismo. Dezenas de delegações de partidos comunistas e de esquerda marcaram presença. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foi representado pelo advogado e escritor Durval de Noronha Goyos Jr., também integrante da Fundação Maurício Grabois. Durval participou, entre outras atividades, dos atos de solidariedade ao Brasil e à América Latina. O PCdoB também marcou presença com seu espaço, como sempre um dos mais concorridos da festa. Veja abaixo uma seleção de fotos e vídeos.

Da esq. para a dir. Pedro Guerreiro, responsável pela Seção Internacional do PCP; Mercedes Martinez Valdés, embaixadora de Cuba em Portugal e o representante do PCdoB, Durval de Noronha
O representante do PCdoB, Durval de Noronha, faz uma intervenção no espaço internacional
Durval no ato em solidariedade ao povo brasileiro
Ao fundo, a barraca do PCdoB

Autor