Deputado cita o poeta Ferreira Gullar para comentar a situação do Brasil

Márcio Jerry uniu crítica ao governo e uma homenagem ao maranhense Ferreira Gullar, no dia em que o escritor maranhense faria 90 anos

(Foto: Jailson Sam Câmara dos Deputados)

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) uniu crítica ao governo e uma homenagem ao maranhense Ferreira Gullar ao descrever a situação do país nesta quinta-feira (10). No dia em que o escritor maranhense faria 90 anos, Jerry recordou os versos de Não há vagas”, de 1963.

“’O preço do feijão/ não cabe no poema. O preço /do arroz/ não cabe no poema. /Não cabem no poema o gás/ a luz o telefone/a sonegação/ do leite/da carne/ do açúcar do pão. Ferreira Gullar, salve”, escreveu, para depois emendar: “Alta do preço dos alimentos, não cumprimento da meta de vacinação, negligência no combate à pandemia do novo coronavírus… desemprego. Tá feia a coisa, viu?”, comentou o parlamentar.

Em meio ao ressurgimento do fantasma da inflação, o Brasil já registra alta de 19,2% no preço do arroz apenas em 2020, o que ajudou a elevar o Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses a 2,44%. Em agosto, a inflação aumentou (0,24%) pelo terceiro mês seguido, com o maior patamar verificado para o período desde 2016.

Enquanto isso, depois de reduzir de R$  600 para R$ 300 o benefício do auxílio emergencial, pago a trabalhadores informais, o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) tenta driblar as 4,4 milhões de pessoas para quem, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o auxílio representa a única renda mensal.