Brasil tem quase 30% de queda no contágio e 20% nos óbitos por Covid

O Brasil chegou nesta quinta-feira (10) a 129.522 mortes e 4.238.446 casos confirmados de coronavírus, aponta o Ministério da Saúde. O consórcio da imprensa, por sua vez, levantou 129.575 mortes e 4.239.763 casos junto às secretarias estaduais.

Plataforma conta histórias da pandemia nas cinco regiões do país - Foto: Regis Luís Cardoso.

Segundo o levantamento do consórcio da imprensa, a média móvel de casos foi de 27.659 por dia, apontando uma variação de -29% em relação aos casos registrados em 14 dias. É a maior queda no número de novos casos que o Brasil registrou desde o início da pandemia.

Com 983 mortes registradas em 24 horas, pelo Ministério da Saúde, e 922 pelo consórcio da imprensa, o país também segue em tendência de queda nos óbitos considerando a média móvel, com -21%. Pelos critérios do consórcio, variações de até 15%, para mais ou para menos, são consideradas indicativo de estabilidade.

A média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 692 óbitos; a tendência é calculada em relação aos dados registrados em 14 dias.

Dos 4.238.446 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 40.557 foram confirmados nas últimas 24 horas.

Os novos números de casos e mortes costumam apresentar queda durante os finais de semana e segundas-feiras, devido à redução temporária das equipes que fazem esses registros. Isso tende a ser compensado com números mais altos o longo da semana. Dessa forma, o feriado prolongado da segunda-feira (7) pode ter influenciado na baixa da última semana.

Apenas um estado apresenta alta de mortes: AC. Em relação a quarta (9), o Acre estava em estabilidade e agora aparece com tendência de alta. CE aparecia em alta, e agora voltou à estabilidade. MG estava com o número de óbitos estáveis, segundo a média móvel, e agora aparece em queda. MA e PE apareciam em queda, e agora estão em estabilidade.

  • Subindo (1 estado): AC.
  • Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (10 estados): PR, RS, DF, MS, MT, PA, RR, CE, MA e PE.
  • Em queda (16 estados): SC, ES, MG, RJ, SP, GO, AM, AP, RO, TO, AL, BA, PB, PI, RN e SE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *