Câmara lança grupo para apoiar retorno de mulheres ao mercado

O objetivo é analisar projetos de leis, realizar de debates e apresentar propostas para superação dos impactos econômicos da pandemia e da desigualdade de gênero.

Plenário da Câmara dos Deputados - Foto: Najara Araújo

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados criou um grupo de trabalho sobre Mulher e Economia. O objetivo é promover estudos, análise de projetos de leis em tramitação e enviados pelo Poder Executivo, realização de debates e apresentação de proposições para superação dos impactos econômicos da pandemia e da desigualdade de gênero na vida das mulheres brasileiras.

“A bancada feminina tem sido muito proativa e conquistado consenso em meio a uma enorme diversidade política e ideológica. É uma grande honra assumir este grupo e buscar soluções para os problemas relacionados ao mercado de trabalho que as mulheres têm enfrentado na pandemia. Isso porque elas são maioria no setor de serviços, que foi fortemente afetado, além de representarem 80% dos trabalhadores informais do país”, disse a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), que será a coordenadora da iniciativa.

Além da parlamentar, o grupo de trabalho tem como vice-coordenadora a deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) e como relatora a deputada Angela Amin (PP-SC).

O lançamento contou com a presença da secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira, que entregou à bancada feminina um documento em nome de oito secretárias estaduais de mulheres do Nordeste. O documento faz um apelo às deputadas para que seja derrubada a portaria do governo Bolsonaro que dificulta o aborto legal em casos de estupro.

Alice Portugal apresentou todo o plano de trabalho do grupo, bem como os eixos de trabalho e o calendário de reuniões. O próximo encontro será no dia 11 de setembro, para tratar da volta das mulheres ao mercado de trabalho. A reunião técnica contará com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho, ONU Mulheres, IBGE, IPEA e Unicamp.

Autor