Jorge Oliveira é o nono do alto escalão do governo a ter Covid-19

Após Bolsonaro anunciar que estava com o vírus em julho, ministros, a primeira-dama Michelle Bolsonaro e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, contraíram a doença. Mais de 170 funcionários do Planalto também foram infectados.

Ministro Jorge Oliveira, ao lado de Bolsonaro, - Foto: EBC

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, informou nesta terça-feira (4) que testou positivo para o novo coronavírus. Oliveira é o nono membro do alto escalão do governo Jair Bolsonaro a ser infectado pela Covid-19, incluindo os que integraram a comitiva presidencial que foi a Miami pouco antes do início das medidas de isolamento social.

Naquele período testaram positivo o atual secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fábio Wajngarten (que então era chefe da Secretaria de Comunicação); o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Também se infectaram 16 outros que participaram da comitiva ou tiveram contato com seus integrantes, entre eles o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o deputado Daniel Freitas (PSL-SC) e funcionários da equipe de apoio ao voo presidencial.

Na ocasião, Jair Bolsonaro afirmou que seus testes tinham dado negativo para a presença do vírus, mas recusou-se reiteradamente a apresentá-los. Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando a apresentação dos exames à Justiça, a Advocacia-Geral da União (AGU) enviou apenas um relatório médico do presidente. O Supremo exigiu os laudos e Bolsonaro encaminhou três exames negativos para Covid-19, mas um não continha RG, CPF nem nada vinculando-o ao presidente.

Em 6 de julho, Jair Bolsonaro informou que estava com sintomas de Covid-19. Voltou a testar para verificar a presença do vírus e, dessa vez, divulgou o exame. O laudo do laboratório Sabin foi apresentado contendo todos os dados do presidente. Após ele ser infectado, houve uma nova onda de contaminados pelo vírus entre aqueles que compõem o entorno do presidente.

Além de Jorge Oliveira, testaram positivo o ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto; o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário; Milton Ribeiro, ministro da Educação; Onyx Lorenzoni, do Ministério da Cidadania e Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro também foi contaminada. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, foi outro a ter a doença após reunir-se com Bolsonaro e chegou a ficar internado.

Até a última sexta-feira (31), 178 servidores da Presidência haviam contraído Covid-19. A Presidência tem 3.402 servidores. O número de funcionários contaminados representa 5,2% do total.

Autor