Celso Furtado por Luiz Gonzaga Belluzzo

Nesta entrevista, Luiz Gonzaga Belluzzo comenta a vida e a obra de Celso Furtado, que neste domingo (26) completaria cem anos.

Belluzzo, um pesquisador das questões econômicas e profundo conhecedor da produção de Celso Furtado, comentou desde a experiência do economista como soldado da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutou contra o nazifascismo na Itália até a sua excelência na escrita como membro da Academia Brasileira de Letras.

De acordo com o professor da Unicamp, o pensamento de Celso Furtado deveria ser estudado a fundo para se compreender a realidade de hoje. Belluzzo falou da experiência do economista na Cepal nos anos 1940, 1950 e 1960, com passagens por renomadas universidades nos Estados Unidos e na Europa – além de suas obras, entre elas a mais conhecida, o clássico Formação Econômica do Brasil.

Celso Furtado nasceu no alto sertão da Paraíba, na cidade de Pombal, formou-se em direito na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu o curso em 1944, mesmo ano em que embarcou com a FEB para a Itália. Belluzzo falou ainda da contribuição de Celso Furtado para o “Plano de Metas” do governo de Juscelino Kubitschek e na criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Comentou, também, o seu papel de criador do Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social como ministro do Planejamento do governo João Goulart. E falou, ainda, da sua volta do exílio, assumindo funções na área cultural no governo José Sarney, e da sua profunda reflexão sobre a relação desigual e injusta entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Autor