Informativo PCdoB-RN #003 | 22 de julho de 2020

O Comitê Central do PCdoB lançou uma nova página na internet com informações atualizadas sobre as Eleições 2020: eleicoes.pcdob.org.br. O endereço disponibiliza material com orientações para pré-candidaturas, detalha as novas datas do calendário eleitoral, e apresenta pré-candidaturas do Movimento 65 em todas as capitais do Brasil.

Manual Eleitoral 2020: PCdoB lança versão atualizada

O Comitê Central do PCdoB lançou uma nova página na internet com informações atualizadas sobre as Eleições 2020: eleicoes.pcdob.org.br. O endereço disponibiliza material com orientações para pré-candidaturas, detalha as novas datas do calendário eleitoral, e apresenta pré-candidaturas do Movimento 65 em todas as capitais do Brasil.

Acesse o Manual Eleitoral de 2020 completo, e aproveite para conhecer a “Plataforma Cidades Democráticas” que traz artigos sobre os desafios das cidades e as propostas para uma cidade mais participativa, inclusiva, sustentável, mais humana. O site também disponibiliza identidade visual, legislação eleitoral, o passo a passo para montar uma campanha de arrecadação e muito mais.

Principais datas no novo calendário eleitoral 2020
. 31/08 a 16/09: convenções partidárias;
. até 26/09: registro das candidaturas;
. a partir de 26/09: início da propaganda eleitoral em geral;
. 09/10: início da propaganda eleitoral no rádio e na TV;
. 15/11: 1º turno;
. 29/11: 2º turno.

AUXÍLIO EMERGENCIAL

O auxílio emergencial de R$ 600 a R$ 1,2 mil, que ajudou a compensar perdas de motoristas, entregadores e outros trabalhadores sem carteira assinada, “foi essencial para informais” aponta levantamento do Dieese.
Link para a notícia

Ainda sobre a Covid-19

“O Brasil tomou a opção de conviver com a pandemia”, afirma Nésio Fernandes, médico sanitarista, secretário estadual da Saúde do Espírito Santo e dirigente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Para Fernandes, a ausência de um plano nacional de combate ao Covid-19 “nos leva a ter mais tempo de convivência com a pandemia”.
Link para a entrevista

Professor Nicolau Cavalcante lidera pesquisa em Carnaubais/RN

O professor Nicolau Cavalcante, vereador pelo PCdoB em Carnaubais/RN, no Oeste potiguar, lidera pesquisa de intenção de voto para prefeito. O pré-candidato do Movimento 65 tem 36% das intenções de voto.

O resultado da pesquisa foi divulgado nessa terça-feira, dia 21 de julho.
Link para a notícia

Acompanhe o mandato do vereador Professor Nicolau Cavalcante, do PCdoB de Carnaubais/RN no Facebook: facebook.com/NicolauCavalcanteRN

Lei Aldir Blanc: cadastro RN

A Secretaria Estadual de Cultura do PCdoB-RN informa que o Governo do Estado, através da Fundação José Augusto-FJA, disponibilizou o Cadastro Estadual de Cultura do RN para sistematizar o repasse dos recursos da Lei 14017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc.

O objetivo é mapear agentes, entidades e espaços culturais que integram a cadeia produtiva da arte e da cultura no Rio Grande do Norte, que necessitam de apoio financeiro para superar a calamidade pública provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que paralisou as atividades do setor.

Link para acessar o cadastro: https://cadastrocultural.rn.gov.br/

Podem se cadastrar pessoas físicas ou jurídicas, artistas, técnicos, produtores, brincantes de folguedos populares, professores e pesquisadores.

Informações e dúvidas: [email protected]

“Não há nenhum debate sobre fusão”, afirma Luciana Santos

“O PCdoB trabalha para ter um bom desempenho nas eleições deste ano e chegar a 2022 ainda mais fortalecido. Não existe possibilidade do fim do Partido. Carregamos e defendemos um sonho, uma perspectiva, que é a construção do socialismo no Brasil. Enquanto houver injustiça social, essa perspectiva não morrerá, estará sempre na ordem do dia e presente. Também não há nenhum debate em curso sobre fusão do PCdoB com PSB ou com qualquer outro partido”, declarou Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB.

Luciana ainda criticou a cláusula de barreira: “O que temos é uma determinação autoritária que tem como objetivo reduzir a quantidade de legendas. Mas estamos nos preparando para enfrentar a cláusula de barreira. Por isso, temos projetos arrojados no Brasil todo em 2020”.
Continue lendo a notícia

Podcast sobre machismo

Você não estranhou?

Fafá Viana, dirigente do Comitê Estadual do PCdoB/RN, participa de podcast sobre a presença do machismo nos vários setores e espaços sociais. O SindCast é produzido pelo Sindicato dos Petroleiros/as do RN.
Ouça aqui no link do SindCast :: https://soundcloud.com/tvsindipetrorn/12sindcast-sindipetro-rn

Agenda e lives

O Comitê Municipal de Parnamirim promove no dia 29 às 19h30, reunião virtual sobre a implantação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Link da sala será divulgado pelo CM.

Plenária Nacional da UJS Feminista
Próxima sexta (dia 24) às 18h30 acontece o primeiro encontro nacional da Frente Feminista da UJS ♀️

“Para pensar o presente, o futuro e compreender #PorqueLutamos”
Inscreva-se aqui

Contatos

O Comitê Estadual do PCdoB-RN está presente nas principais redes sociais. Acompanhe nossas postagens e compartilhe.

. Twitter
. Facebook
. Instagram

O Informativo do PCdoB-RN é elaborado pela militância e para a militância: participe, envie sugestões de pauta, críticas e sugestões para o e-mail: [email protected]

Artigo: A pandemia e o pandemônio

“O mundo vive um momento de grandes preocupações em razão da pandemia do novo coronavírus e dos conflitos decorrentes das diferentes visões acerca das ações a serem adotadas para combater o vírus e minimizar suas consequências sociais. (…)”, por Urbano Medeiros – professor e advogado
Continue lendo

FUNDEB aprovado: entidades celebram “vitória histórica”

Projeto eleva investimentos da União no ensino público e mantém o piso de 70% para pagamento de professores e demais trabalhadores da Educação

por André Cintra – publicado 21 de julho no Vermelho

“Entidades ligadas à educação comemoraram a aprovação na Câmara Federal, em primeiro turno, do novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). O projeto – que teve como relatora a deputada Professora Dorinha (DEM-TO) – eleva os investimentos da União no ensino público e mantém o piso de 70% para pagamento de professores e demais trabalhadores da Educação.

“Tão logo saiu o resultado expressivo pró-Fundeb – 499 votos a favor e apenas sete contrários –, a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) celebrou no Twitter: “Vitória Histórica da Educação! Câmara dos deputados aprova agora Novo Fundeb Permanente”. Segundo a entidade, “apesar do governo Bolsonaro e suas tentativas constantes de impedir a renovação do Fundeb, conquistamos uma aprovação ampla. #AprovaFundeb é realidade”.