Márcio Jerry viabiliza projeto esportivo que beneficiará 22 escolas estaduais

Oficinas serão realizadas no contraturno escolar e deve beneficiar mais de 1500 alunos

A partir de emenda parlamentar do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), o Governo do Maranhão, via Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), celebrou convênio para a realização do projeto ‘Rota do Esporte’, que tem como objetivo formar e apoiar atividades esportivas em escolas públicas estaduais de 20 municípios maranhenses. A execução das atividades deve começar com a retomada das aulas, prevista para voltar em agosto, e acontecerá em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“É uma honra e um grande prazer poder contribuir para a consolidação de um projeto como o ‘Rota do Esporte’ e com os benefícios que ele propicia aos jovens maranhenses. Esporte e educação caminham juntos e são poderosos aliados na proteção social, promoção da saúde, integração e resgate contínuo da cidadania”, disse o parlamentar.

O projeto será realizado em 22 escolas estaduais com oficinas e circuitos esportivos de futebol, futsal, voleibol, handebol e basquete, beneficiando diretamente 1.540 alunos de 15 a 24 anos. As oficinas serão realizadas no contraturno escolar, com a mediação de um professor, que abordará também temas transversais ao esporte, como educação, gênero, cultura de paz, saúde, entre outros.

Fruto da emenda de Márcio Jerry, que destinou 440 mil reais para a realização das atividades esportivas, o ‘Rota do Esporte’ foi firmado via convênio Federal com a com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, sendo o primeiro convênio do estado assinado em 2020.

As cidades beneficiadas pela iniciativa são Alcântara, Aldeias Altas, Caxias, Central do Maranhão, Colinas, Esperantinópolis, Jatobá, Matinha, Mirador, Paço do Lumiar, Paraibano, Presidente Dutra, Raposa, Santa Luzia, Santa Rita, São Domingos do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São Luís e Vitória do Mearim.