Até que professores se sintam seguros, não haverá educação presencial

A retomada segura das instruções pessoalmente nas escolas públicas dos EUA é importante para o bem-estar acadêmico, físico, emocional e social das crianças e de suas famílias. É também um fator chave para a recuperação econômica do país.

Educação básica nos EUA resiste ao retorno presencial

Mas, em meados de julho, apesar da considerável pressão do governo Trump, muitos sistemas escolares de todo o país anunciaram que ainda não acreditavam que algo parecido com um horário tradicional seria viável antes do início do ano letivo de 2020-21. Muitos distritos escolares, incluindo Los Angeles, San Diego e Houston, três dos maiores do país, planejavam estar totalmente online.

Outros, como aqueles que atendem à cidade de Nova York e Clinton, Mississippi, atualmente planejam seguir abordagens híbridas que combinam ensino a distância e aprendizado presencial. O objetivo nesses casos é reduzir a propagação do coronavírus mantendo os alunos a vários centímetros de distância um do outro o tempo todo, e a única maneira de fazer isso é ter menos filhos na escola a qualquer momento.

Alguns estados, incluindo a Flórida, estão tentando exigir que os sistemas escolares locais, pelo menos, ofereçam às famílias a chance de receber instruções diárias pessoalmente. Mas é improvável que todas as escolas desses estados tenham instrução no local, especialmente nos pontos de acesso covid-19.

A pressão dos professores contribuiu para as decisões de evitar aulas presenciais em todo lugar, do sul da Califórnia ao norte da Virgínia. Com base em minha pesquisa sobre liderança educacional e políticas escolares, acredito que esses movimentos refletem como os professores estão insistindo em que as escolas sejam reabertas apenas quando a segurança dos funcionários e dos alunos puder ser mais garantida.

Preocupações expressas

Em junho, uma pesquisa com membros da Federação Americana de Professores, um sindicato com 1,6 milhão de membros, constatou que apenas 21% dos professores do ensino fundamental e médio preferiam retomar a escola seguindo um cronograma tradicional. Outros 42% apoiaram uma abordagem híbrida que combina ensino presencial e a distância e 29% desejavam continuar exclusivamente com o ensino a distância, e o restante não expressou preferência.

62% dos professores que responderam à pesquisa expressaram preocupações com a segurança escolar ligada à pandemia da covid-19.

Uma razão para essa apreensão é demográfica. Mais de 1 em cada 4 dos 3,7 milhões de professores de escolas públicas do país tem 50 anos ou mais. Isso significa que eles têm um alto risco de apresentar sintomas graves se contraírem covid-19.

Inúmeros outros professores moram com alguém que está em uma categoria de alto risco devido à idade ou que têm condições subjacentes que os colocam em maior risco, caso adoeçam.

Um esforço recente para pelo menos reunir professores enquanto ensinavam jovens estudantes on-line durante o verão não foi um bom presságio. Três professores dividiram uma sala de aula em uma escola pública do Arizona. Embora os três usassem máscaras e luvas, usassem desinfetante para as mãos e socialmente distanciados, todos foram infectados com o coronavírus. Um deles, que tinha 61 anos, morreu em junho.

Mesmo os especialistas ainda não têm uma boa compreensão dos prováveis riscos associados à reabertura dos edifícios escolares do ensino fundamental e médio. Ainda não se sabe muito sobre até que ponto as crianças, que parecem improváveis de desenvolver sintomas de covid-19, podem espalhar o coronavírus. Não está claro se os sistemas de aquecimento e refrigeração nos prédios das escolas funcionam adequadamente o suficiente para se apoiar durante uma pandemia. E ninguém sabe como os cenários alternativos de agendamento que tomam forma podem afetar a segurança dos alunos e da equipe, pois, na maioria das vezes, eles não têm precedentes.

Maior influência

Essa reação dos professores está de acordo com a recente onda de mobilização em massa dos educadores.

Em 2018 e 2019, dezenas de milhares de professores de escolas públicas, sindicalizados e não, saíram de suas salas de aula. Em estados como Kentucky, Arizona, Califórnia e Illinois, eles protestaram contra baixos salários, turmas grandes e cortes nos orçamentos escolares que forçaram muitos professores a gastar seu próprio dinheiro em materiais de sala de aula.

Destas paralisações, algumas em todo o estado e outras limitadas a distritos escolares específicos, os professores obtiveram melhores salários e condições de trabalho. Eles também obtiveram um apoio público considerável que pode ter reforçado a influência política dos educadores nas decisões que estão sendo tomadas sobre como continuar com os estudos do ensino fundamental e médio no meio da pandemia de coronavírus.

Principais consequências

Ensinar é um desafio na melhor das hipóteses. Agora, os professores estão sendo solicitados e instruídos a fazer mais do que nunca: preparar aulas presenciais, on-line e híbridas, aliviar as ansiedades dos alunos e arriscar a própria saúde e a de suas famílias enquanto atendem estudantes e famílias, geralmente em comunidades onde a pandemia não está, em qualquer lugar, perto de controle.

Se os sistemas escolares não atenderem às preocupações com a segurança dos professores, existe o risco de um grande número de educadores se aposentar mais cedo ou sair até que as condições sejam mais seguras.

Uma onda de demissões pode ter grandes consequências para a qualidade da escola. A experiência do professor faz uma grande diferença, em termos de desempenho e comportamento do aluno. E substituí-los por professores substitutos inexperientes e outros muito menos qualificados e credenciais de emergência emitidas certamente afetaria a qualidade da educação que as crianças recebem, seja na internet ou nas salas de aula.

Na minha opinião, os custos educacionais da perda de dezenas de professores veteranos por questões de saúde pessoal seriam incalculáveis.

Michael Addonizio é professor de liderança educacional e estudos políticos na Wayne State University

Traduzido do The Conversation por Cezar Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *