Secretário da Cultura de Fortaleza fala sobre Lei Aldir Blanc

Gilvan Paiva falou também sobre sua experiência na gestão cultural da capital cearense.

O secretário da Cultura de Fortaleza, Gilvan Paiva, participou de live, nesta quinta-feira (9/07), com o jornalista André Cintra. A conversa teve como tema central a implantação da Lei Aldir Blanc, com transmissão ao vivo pelos canais do Portal Vermelho no Facebook e Youtube.

Durante a entrevista, Gilvan discorreu sobre as políticas públicas para a Cultura na capital cearense e no País, sobre o impacto da pandemia no setor cultural e sobre a Lei Aldir Blanc.

“A lei é um marco. Foi uma elaboração coletiva, sob a condução da deputada federal Jandira Feghali, que vem sendo saudada pelo Brasil inteiro por esse trabalho. Sou testemunha e sei da importância que isso representou. A cultura demonstrou que é possível unir o país em torno de bandeiras reais e concretas: salvar os artistas, impedir que espaços culturais sejam desmobilizados e reconhecer o trabalho cultural”, ressaltou o secretário da Cultura durante a entrevista.

Aprovada na Câmara de Deputados e no Senado, a Lei Aldir Blanc destinará R$ 3 bilhões para municípios e estados, para aplicação em ações emergenciais de apoio ao setor cultural, enquanto vigorar o estado de calamidade pública no Brasil. Espaços culturais e artísticos independentes poderão ser beneficiados por um subsídio mensal.

Assista à íntegra da entrevista: