PCdoB MG debate reforma da previdência, confirma pré-candidatura em BH

O Comitê Estadual do PCdoB mineiro fez um intenso debate sobre a necessidade de uma Frente Ampla de Salvação Nacional contra o Governo Bolsonaro, a reforma da previdência apresentada pelo Governo Zema e reafirmou a tática eleitoral do Partido em Minas que contempla diversas pré-candidaturas às prefeituras, entre elas a do Presidente Estadual do Partido, o ex-Deputado Federal Wadson Ribeiro ao Executivo da capital

Reunião do Comitê Estadual PCdoB MG. Imagem: Fernando Máximo

Reunido virtualmente, neste dia 27 de julho, o Comitê Estadual do PCdoB mineiro fez um intenso debate sobre a necessidade de uma Frente Ampla de Salvação Nacional contra o Governo Bolsonaro, a reforma da previdência apresentada pelo Governo Zema e reafirmou a tática eleitoral do Partido em Minas que contempla diversas pré-candidaturas às prefeituras em Minas Gerais, entre elas a do Presidente Estadual do Partido, o ex-Deputado Federal Wadson Ribeiro ao Executivo da capital.

No início da reunião o Presidente Estadual Wadson Ribeiro e o membro do Comitê Central do partido André Torkasky fizeram uma profunda intervenção abordando a necessidade de isolar o fascismo no Brasil e seu maior representante, o Presidente Bolsonaro, através de uma ampla frente de salvação nacional que inclua a esquerda o centro e inclusive a centro direita democrática, ante a ameaça a democracia. Defender as vidas e a democracia são as palavras de ordem do dia dos comunistas.

O Deputado Estadual Celinho Sintrocel falou sobre a proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo Governador a ALMG, lamentou a falta de diálogo, a apresentação desta PEC no meio da pandemia de coronavírus que dificulta o debate presencial e retira o foco da guerra ao Covid 19.

Para Celinho a proposta traz inúmeros ataques ao servidor e ao Estado de Minas Gerais, inclui matérias que não diz respeito a previdência e presta um desserviço a Minas Gerais. O deputado garantiu, que no âmbito da Comissão da Previdência, do Trabalho e da Assistência Social que ele preside na Assembleia, os servidores e suas entidades terão amplo poder para realizar os debates e apresentar suas demandas.

No debate da tática eleitoral foi reafirmada a pré-candidatura de Wadson Ribeiro em BH e o projeto político do PCdoB que contempla chapas de vereador em mais de 100 municípios e a disputa da prefeitura em mais de 30 cidades.

Destacam-se aí, as disputas às prefeituras de Ribeirão das Neves com o médico Dr Getúlio, de Uberlândia com o Vereador Professor Edilson Graciolli, de Juiz De Fora com o jornalista João Vitor Garcia, de Uberaba com Marilda Ribeiiro, candidatura para Prefeito em Montes Claros e as reeleições dos nossos prefeitos em Goianá, Estevão e Maurício em Chiador.

Para o Secretário de Organização do PCdoB Minas Gerais a construção dessas chapas próprias de vereadores, nestas quase cem cidades, demonstra uma primeira grande vitória na construção partidária. “São quase 1 400 candidatas e candidatos a vereador pela legenda comunista em Minas Gerais, carregando a esperança e a luta da resistência democrática e pela frente ampla de salvação nacional, em um momento tão grave na nossa história” afirmou Romano.

Já o Vice-Presidente do PCdoB, o médico Francisco Rubió, ressaltou a disputa pelas prefeituras em várias cidades importante de Minas é uma necessidade histórica não só do partido, mas das forças progressistas do país. Para Rubió “Na antevéspera do centenário do nosso partido, a defesa de cidades mais plurais, democráticas, que escutem e dialoguem com a população e apresentem alternativas concretas ante a crise que o país vive, é absolutamente necessária. Em todas essas cidades as candidaturas do PCdoB, através do Movimento 65, serão essas vozes que se incorporam ao mais profundo sentimento da defesa da soberania nacional”

Por fim o Presidente do Partido e pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte Wadson Ribeiro afirma que Belo Horizonte pode mais, muito mais do que temos visto. “Pode dialogar mais com a sociedade civil organizada, pode e precisa de obras estruturantes que combatam os efeitos das chuvas, precisa e pode mais vagas nas creches infantis, pode ser uma cidade vocacionada ao trabalho” o pré-candidato a prefeito Wadson Ribeiro assinala ainda dizendo que seu programa de governo, e a nossa condução da prefeitura a partir de 2021 terá uma obsessão na criação de um ambiente favorável a geração de emprego e renda. Emprego e renda. “Trabalharemos todos os dias focados em gerar emprego e renda para minorar o efeito da devastadora crise econômica que já vivemos e virá mais intensa ainda, após vencermos essa pandemia de covid”, garantiu Wadson Ribeiro.