Facebook remove anúncios de Trump exibindo símbolo nazista

Os nazistas usaram um triângulo vermelho para classificar prisioneiros políticos durante a Segunda Guerra Mundial. A campanha de Trump disse que o triângulo vermelho em seus anúncios no Facebook estava associado à antifa, uma alegação rejeitada pelos especialistas.

O Facebook removeu nesta quinta-feira (18) os anúncios publicados em sua plataforma pela campanha de Trump, que mostravam um símbolo usado pelos nazistas para classificar presos políticos durante a Segunda Guerra Mundial, dizendo que as imagens violavam a política da empresa.

A campanha de Trump usou os anúncios, com uma foto de um grande triângulo vermelho, para atacar o grupo denominado “antifa”, um coletivo de manifestantes antifascistas que o presidente Trump culpou por violência e vandalismo durante os protestos nacionais contra a injustiça racial. Há poucas evidências de que a antifa tenha participado de campanhas coordenadas durante as manifestações.

“Mobs perigosos de grupos de extrema esquerda estão correndo pelas nossas ruas e causando um caos absoluto”, disseram os anúncios da campanha no Facebook. Abaixo do texto, havia o triângulo vermelho, um símbolo que os nazistas usavam para identificar comunistas e outros presos políticos em campos de concentração, assim como usavam um triângulo rosa para identificar pessoas que rotulavam como homossexuais.

Não ficou claro se a campanha de Trump estava familiarizada com a origem do símbolo, que foi recuperada após a Segunda Guerra Mundial por alguns antifascistas na Grã-Bretanha e na Alemanha, da mesma maneira que vários grupos políticos ao longo dos anos recuperaram palavras e símbolos que costumavam oprimi-los.

“Removemos essas postagens e anúncios por violar nossa política contra o ódio organizado”, afirmou o Facebook em comunicado. “Nossa política proíbe o uso do símbolo de um grupo de ódio proibido para identificar presos políticos sem o contexto que condena ou discute o símbolo”.

Antes da remoção, no entanto, os anúncios ganharam mais de um milhão de visualizações nas páginas do Facebook de Trump e do vice-presidente Mike Pence. Eles começaram a funcionar no Facebook na quarta-feira e foram denunciados por um jornalista da revista Fortune na quinta-feira.

Tim Murtaugh, diretor de comunicações da campanha de Trump, defendeu os anúncios. “O triângulo vermelho é um símbolo comum do Antifa usado em um anúncio sobre o Antifa”, ele escreveu em um email. “Bem direto.”

Ele também disse que um triângulo vermelho semelhante era um emoji padrão e forneceu links para mercadorias à venda on-line, como garrafas de água e caixas de telefone, decoradas com símbolos descritos pelos vendedores como “triângulos vermelhos antifascistas”.

Murtaugh observou que o triângulo vermelho não estava listado no banco de dados de símbolos de ódio mantidos pela Liga Antidifamação.

Mas a Liga AntiDifamação disse que seu banco de dados não é usado para rastrear símbolos históricos nazistas, e apenas lista símbolos comumente usados por extremistas modernos e supremacistas brancos nos Estados Unidos. O grupo denunciou a campanha de Trump por usar a imagem.

“Seja consciente da história ou do significado, o uso pela campanha de Trump de um símbolo – praticamente idêntico ao usado pelo regime nazista para classificar prisioneiros políticos em campos de concentração – para atacar oponentes é ofensivo e profundamente perturbador”, afirmou Jonathan Greenblatt, executivo-chefe da Liga AntiDifamação. “Não é difícil criticar seu oponente político sem usar imagens da era nazista. Imploramos à campanha de Trump que tome mais cuidado e se familiarize com o contexto histórico antes de fazê-lo.”

O Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau também pesou no Twitter, observando que o triângulo vermelho era “a categoria mais comum de prisioneiros registrados no campo nazista alemão de #Auschwitz”.

Julian Dębiec, prisioneiro político polonês com triângulo vermelho em Auschwitz

Mark Bray, historiador do Rutgers e autor de “Antifa: O Manual Antifascista”, disse que “a origem do símbolo é universalmente aceita entre os nazistas e os campos de concentração”. Ele acrescentou que o triângulo vermelho não fazia parte do simbolismo da antifa nos Estados Unidos.

O fato de o triângulo ter sido recuperado por alguns antifascistas, disse Bray, não concede à campanha de Trump licença para usar o mesmo símbolo para atacar a antifa. “Este é um símbolo que representou o extermínio de esquerdistas”, disse ele. “É uma ameaça de morte contra os esquerdistas. Não há como contornar o que isso significa historicamente.”

O Facebook removeu os anúncios da campanha Trump no passado, por diferentes motivos. Em março, por exemplo, a empresa retirou várias postagens que continham informações enganosas sobre o censo dos EUA, que violavam as regras do Facebook.

Mas a empresa e seu executivo-chefe, Mark Zuckerberg, também foram convencidos de que o Facebook não policiará a veracidade de anúncios ou publicações políticas de líderes políticos como Trump. Essa política recebeu críticas internas de funcionários que realizaram uma “paralisação” virtual este mês quando a empresa não derrubou algumas das postagens de Trump, que continham o que muitos críticos viam como incitação à violência e privação de voto.

A política do Facebook contrasta com o Twitter, que adicionou etiquetas de aviso a alguns dos tweets mais incendiários de Trump. O Twitter também parou de aceitar publicidade política, citando o potencial de desinformação.

Estrela de Davi

Trump e sua campanha frequentemente avançam em suas mensagens com pouca consideração pelo impacto de símbolos odiosos, deixando os críticos com a impressão de que eles estão postando conteúdo racial e incendiário de propósito.

Em 2016, Trump twittou e excluiu uma imagem do rosto de Hillary Clinton com notas de US $ 100 ao fundo e uma estrela de David de seis pontas, o símbolo que os nazistas obrigaram os judeus a usar em suas roupas. Na época, Trump se defendeu dizendo que a estrela tinha a forma do distintivo de um xerife.

Randal Pinkett, que foi o primeiro vencedor afro-americano do reality show de Trump “The Apprentice”, disse que Trump perdeu o benefício da dúvida. “Quando você já é percebido ou pintado como racista, tudo o que você faz que é insensível apenas contribui para a narrativa de que você é racista”, disse ele.

Na semana passada, o presidente adiou uma manifestação de campanha planejada em Tulsa, Oklahoma, que estava marcada para sexta-feira, que é o feriado de junho. Ele e seus principais assessores disseram que não perceberam o significado de realizar a manifestação em um feriado que comemora o fim da escravidão nos Estados Unidos, em uma cidade que foi o local de um dos mais violentos episódios racistas do país. O evento foi adiado para sábado.

Publicado no NYTimes, com tradução de Cezar Xavier

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