Governo do DF fecha Esplanada após tentativa de invasão do Congresso

Entre os motivos para interdição estão a realização de manifestações antidemocráticas. Neste sábado (13), um pequeno grupo de bolsonaristas tentou invadir o Congresso Nacional após ter um acampamento desmontado

(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Por meio de decreto em edição Extra do Diário Oficial, o Governo do Distrito Federal proibiu “o trânsito de veículos e pedestres na Esplanada dos Ministérios no dia 14 de junho de 2020”. Entre os motivos para interdição estão a realização de manifestações antidemocráticas. Neste sábado (13), um pequeno grupo de bolsonaristas tentou invadir o Congresso Nacional após ter um acampamento desmontado.

“O acesso aos prédios públicos federais localizados na esplanada somente será permitido a autoridades devidamente identificadas e servidores públicos federais devidamente identificados e que estejam em serviço”, diz o decreto.

Eis os motivos elencados no decreto para o fechamento: verificação de aglomerações nos últimos dias na Esplanada dos Ministérios, que contrariam as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus; identificação de conteúdos anticonstitucionais em parte das manifestações realizadas; identificação de ameaças declaradas por alguns dos manifestantes aos Poderes constituídos;

“A situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar uma maior proliferação da doença no Distrito Federal”, justifica o documento.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *