Debate: FHC, Rodrigo Maia, Camilo Santana, Nelson Jobim e Dino

Defesa da democracia reúne amplo leque de lideranças políticas.

Defesa da democracia

Defesa da democracia reúne amplo leque de lideranças políticas.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que acredita que o país está consolidando uma frente ampla em defesa da democracia. “Eu acho que esta frente vem se consolidando, nos últimos meses as pessoas têm conversado mais. Pessoas de posições ideológicas distintas tem dialogado mais”, disse Maia.

O debate contou com a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do ex-ministro do STF Nelson Jobim, além dos governadores do Ceará, Camilo Santana (PT), e do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). “Eu tenho conversado com políticos com quem eu não conversava antes”, acrescentou Maia.

O ex-presidente Fernando Henrique disse que a frente ampla precisa ser a mais diversa possível. “As Forças Armadas fazem parte do país. Precisamos incluí-los na conversa. Não podemos dar de barato que eles querem golpe”, disse o ex-presidente, lembrando democracias podem ser corroídas por dentro.

Dino defendeu que o importante, neste momento, é focar nos pontos de união e minimizar as divergências: “Estou cada dia mais otimista, pois há uma proliferação de ações. Temos uma agenda imediata que é a de saúde e evitar o caos econômico e social do país. Há um terceiro ponto que é o de um eventual impeachment do (presidente Jair) Bolsonaro, esse divide mais”, disse o governador. “Eu preferia derrotá-lo na urna em 2022, mas ele precisa se ajudar.”