Psicanalista fala no Youtube sobre saúde mental na pandemia

Verônica Martinelli usa linguagem acessível e muita simpatia para falar sobre inseguranças, violência doméstica, economia e adaptação de rotina no período de isolamento social.

O impacto da pandemia na saúde mental das pessoas “já é extremamente preocupante”. É o que diz o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, em documento publicado no início de maio. “O isolamento social, o medo de contágio e a perda de membros da família são agravados pelo sofrimento causado pela perda de renda e, muitas vezes, de emprego”, afirma Adhanom.

Nesse contexto, a pós-doutora em Psicologia, com ênfase em Psicanálise, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Verônica Martinelli, criou uma série de vídeos no Youtube chamada “Saúde mental e coronavírus”. O objetivo de Verônica é difundir informação sobre saúde mental em meio à crise. Com linguagem informal, quase um diálogo com quem a assiste, uma câmera de computador e muitas ideias na cabeça, a psicóloga produziu oito vídeos que podem ajudar muito as pessoas durante o inédito e complicado período de quarentena.

Em cada vídeo, Verônica Martineli comenta temas suscitados por perguntas que lhe chegaram. O primeiro, publicado em 26 de abril, questiona se – para além da crise sanitária – o período de pandemia é crítico em relação às questões de saúde mental. Com exemplos práticos e histórico no assunto, Verônica trata sobre dificuldade de adaptação, insegurança e impotência.

Os sete primeiros vídeos veiculados tratam as seguintes questões: ameaças à saúde mental; saúde e economia; violência doméstica; depressão, ansiedade, estresse e trauma; como ter uma rotina saudável; como lidar com as informações que recebe e como perceber precisa de ajuda profissional em razão da pandemia.

Assista os primeiros vídeo e os inscreva-se no canal de Verônica Martinelli

Com informações da UFSC

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *