Xi Jinping renova compromisso da China com a Ciência e Tecnologia

Presidente chinês fez as observações ao responder uma carta de 25 representantes de trabalhadores científicos e tecnológicos

O presidente da China, Xi Jinping, incentivou nesta sexta-feira (29) os trabalhadores científicos e tecnológicos de todo o país a fazer novas e maiores contribuições para transformar a nação em uma potência global em ciência e tecnologia.

Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, fez as observações ao responder uma carta de 25 representantes de trabalhadores científicos e tecnológicos. Ele também pediu esforços para alcançar avanços nas tecnologias essenciais e de núcleo.

Ele ressaltou que a inovação é a principal força-motriz para o desenvolvimento, e a ciência e as tecnologias são ferramentas poderosas para superar as dificuldades. Diante do súbito surto da Covid-19, os trabalhadores de ciência e tecnologia enfrentaram desafios e trabalharam dia e noite no tratamento clínico, pesquisa e desenvolvimento de vacinas, suporte de material e aplicação de big data, fornecendo apoio científico e tecnológico para combater a epidemia, disse Xi. O presidente expressou a esperança de que os trabalhadores de ciência e tecnologia em todo o país se esforcem para resolver os problemas com tecnologias essenciais e de núcleo, promovam a integração profunda da aplicação, educação e pesquisa científica, atinjam o auge da ciência e da tecnologia e façam novas e maiores contribuições para a transformação da China em uma potência global em ciência e tecnologia.