Evaldo Gouveia, um trovador sentimental demais

Cantor e compositor morreu aos 91 anos, em decorrência da Covid-19. O Brasil e, em especial o Ceará, perdem muito. A cultura é mais uma vez atingida pela pandemia.

Evaldo Gouveia - Foto: Facebook

Morreu nesta última sexta-feira, 29 de maio, o cantor, compositor e violonista cearense Evaldo Gouveia, aos 91 anos, em decorrência da Covid-19.

A partida de Evaldo Gouveia deixa uma lacuna importante na cultura brasileira. O trovador sentimental compôs clássicos do nosso cancioneiro, que fizeram sucesso em inúmeras vozes e ainda hoje são cantados por todo o Brasil. Foram cerca de 1.200 composições e 700 gravações ao longo da sua carreira.

Sentimental demais, O mundo melhor de Pixinguinha, Tango para Teresa, Brigas, Bloco da solidão, O trovador, Que queres tu de mim, Alguém me disse e O Conde, são apenas alguns dos seus grandes sucessos, imortalizados nas vozes de gigantes da nossa música, como Altemar Dutra (talvez o seu maior intérprete), Nelson Gonçalves, Alaíde Costa, Maysa, Anísio Silva, Nora Ney, Morgana, Agnaldo Rayol, Miltinho, Moacyr Franco, Cauby Peixoto, Wilson Simonal, Ângela Maria, Elis Regina, Jair Rodrigues, Jamelão, Dalva de Oliveira, Gal Costa, Maria Bethânia, Zizi Possi, Fafá de Belém e inúmeros outros.

Ao lado de Mário Alves e Epaminondas Souza criou o Trio Nagô, lendário grupo da música brasileira. Com o parceiro Jair Amorim compôs canções que ficarão para sempre na memória musical do nosso país.

O Brasil e, em especial o Ceará, perdem muito com a sua partida. A cultura é mais uma vez atingida pela pandemia.

O Partido Comunista do Brasil – PCdoB – Ceará se une aos que lamentam e pranteiam a partida de Evaldo Gouveia, presta condolências a sua família, e rende sua homenagem ao Conde da nossa música, ao trovador sentimental que cantou e celebrou a vida com tanta beleza e com tanta sensibilidade.

Comissão Política Estadual do PCdoB – Ceará
Fortaleza, 30 de maio de 2020