França anuncia pacote de € 8 bi para sua indústria automobilística

Plano se concentrará na produção de veículos ecológicos. Cerca de 400 mil carros deixaram de ser vendidos durante a pandemia.

O presidente da França, Emmanuel Macron, divulgou um plano de resgate de € 8 bilhões para ajudar a recuperação da indústria automobilística doméstica afetada pela quarentena contra o coronavírus. O plano se concentra na produção de veículos ecológicos.

“Em troca, os fabricantes de automóveis se comprometeram a realocar a produção de valor agregado na França e consolidar e manter toda a produção industrial em nossas instalações”, disse o presidente.

O presidente, que se reuniu com os chefes da indústria na última terça-feira (26), disse que o “plano histórico”, que visa “enfrentar uma situação histórica”, foi baseado em um pacote de apoio e um esquema de sucateamento para mudar para veículos menos poluentes. Esse investimento maciço visa reforçar a pesquisa, incentivar a inovação e apoiar a produção nacional de veículos híbridos e elétricos de alta tecnologia.

“Precisamos defender nossa indústria e tornar a França a maior produtora de veículos não poluentes da Europa, aumentando a produção para mais de um milhão de carros elétricos e híbridos por ano nos próximos cinco anos”, disse Macron.

“As falências devem ser evitadas a todo custo. Temos que negociar planos para ajustar a atividade, às vezes para reduzi-la e aceitar um trabalho de curta duração”, disse ele após uma visita a uma fábrica de autopeças Valeo no norte da França.

Em meados de março, a França impôs regras estritas para impedir a propagação do COVID-19, e as duras restrições ao movimento popular impactaram negativamente a demanda local. Cerca de 400.000 veículos não foram vendidos, enquanto 250.000 trabalhadores do setor foram colocados em regime de desemprego parcial. As vendas de marcas francesas de veículos caíram 84,2% em abril, segundo dados divulgados pelo Comitê Francês de Fabricantes de Automóveis (CCFA) no início deste mês.