Com 120 mil casos de Covid-19, Peru decide estender a quarentena

As medidas de precaução contra o coronavírus (iniciadas em 16 de março) deveriam acabar neste domingo (24), mas diante do atual quadro o isolamento será mantido

Com cerca de 120 mil casos e mais de três mil mortos, além de hospitais lotados, o governo do Peru decidiu estender até o dia 20 de junho a quarentena no país. As medidas de precaução contra o coronavírus (iniciadas em 16 de março) deveriam acabar neste domingo (24), mas diante do atual quadro o isolamento será mantido.

Assim como em outros países da América do Sul, neste momento os contágios avançam no Peru por entre os bairros mais pobres. O aumento das últimas semanas deixou o sistema de saúde em colapso, colocando em evidência a falência do modelo de inspiração neoliberal colocado em prática nas últimas décadas.

Entre os cerca de três mil mortos, mais de 600 pessoas morreram em suas casas, devido à falta de leitos hospitalares, respiradouros e outros equipamentos. Em praticamente todos os grandes hospitais do país é possível ver profissionais da saúde protestando pela falta de condição mínima de atendimento à população.

Somente neste domingo, foram registrados mais 4.205 casos, além de 83 mortes.

Além da falência do sistema de saúde, a economia do país também dá sinais de forte recessão. Cerca de 70% da população se encontra na informalidade, totalmente desamparada. O governo destinou um auxílio único de US$ 220 aos mais carentes, mas com a quarentena entrando no terceiro mês o montante teve pouca valia.

Tradução e edição: Fernando Damasceno